Ipem fiscaliza remédios e produtos de inverno

Técnicos do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) estão coletando, neste mês, amostras de medicamentos para avaliação quantitativa. Aproveitando que no Inverno o consumo de medicamentos é maior, o Ipem está fazendo um levantamento de descongestionantes nasais, antitérmicos, xaropes e analgésicos, entre outros produtos, para verificar se a quantidade especificada na embalagem confere com o que realmente está sendo colocado à venda para o consumidor.

Paralelamente à pesquisa com remédios, também estão sendo verificados novelos e carretéis de lãs, linhas e fios, utilizados para confecção de agasalhos, cobertores e abrigos. O peso que consta nos rótulos da embalagem ou no cone inferior de algumas delas tem de bater rigorosamente com o produto. Caso haja qualquer diferença entre estes números, o artigo é recolhido para análise mais detalhada nos laboratórios do Ipem.

Para o mês que vem, a programação do Ipem prevê a verificação de produtos agropecuários, como adubos, sementes e rações.

Trabalho

Cabe ao Ipem o controle, a verificação e a inspeção de produtos pré-medidos (medidos/pesados sem a presença do consumidor), tais como alimentos empacotados, produtos de higiene e limpeza, nos aspectos das quantidades do produtos comercializados, correta indicação e posicionamento nas embalagens e tolerâncias admitidas. Outra função é a supervisão metrológica na fabricação, utilização, manutenção, instalação e conserto de instrumentos de medição ou medidas materializadas, além da verificação da conformidade de produtos das áreas de saúde, segurança e proteção do meio ambiente, como vestuário, brinquedos, preservativos masculinos, capacetes de motociclistas e transporte de produtos perigosos.

Também é da competência do instituto a verificação da conformidade, no comércio, de produtos têxteis, dispositivos elétricos e produtos de certificação compulsória, como brinquedos, preservativos masculinos, fios e cabos elétricos, extintores de incêndio e pneus, entre outros artigos.

Voltar ao topo