Ipem fiscaliza aparelhos para medir a pressão

O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) do Paraná vai aumentar a fiscalização em hospitais e clínicas com relação a aparelhos de medição. O principal alvo dos técnicos do instituto são os aparelhos verificadores de pressão, os esfigmomanômetros, regulamentados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) no Brasil.

Por serem aparelhos de alta precisão, a legislação determina no mínimo uma verificação anual, prática que não vem sendo obedecida pela maioria dos médicos, hospitais e clínicas de saúde do Paraná. “Um pequeno erro na verificação da pressão de um paciente pode forçá-lo a tomar remédio quando não é necessário ou mesmo a não tomá-lo, quando haveria necessidade de ser medicado. É um descaso muito sério, que pode estar pondo em jogo a vida de seres humanos”, alerta José Antônio Fonseca, presidente do Ipem.

O Ipem encaminhou ofício à Associação Médica do Paraná reiterando a necessidade das verificações compulsórias e informando que inicia severa fiscalização nos próximos dias, com abrangência em todos os municípios paranaenses. Também serão verificadas balanças, da mesma forma como ocorreria em qualquer outro estabelecimento que delas se utilizam. “Informações oficiosas dão conta da existência de mais de 20 mil esfigmomanômetros em hospitais e clínicas paranaenses. No último ano, o Ipem fez a verificação de pouco mais de mil, um número insignificante para todo o universo aqui existente”, comenta Gilmar Scopel, diretor-técnico do Ipem.

O Ipem está convocado os médicos e profissionais de saúde do Estado a realizarem a verificação o mais breve possível. Dentro de mais alguns dias será iniciada uma grande ação de fiscalização metrológica em clínicas e hospitais de todo o Paraná, com a apreensão e recolhimento de todos os aparelhos que não estiverem em dia com a aferição anual. Isto significa que aparelhos devem ser encaminhados aos órgãos de verificação metrológica no Estado, para a devida verificação.

Voltar ao topo