Chamado

Ipem convoca taxistas para aferição de equipamentos

Os 2.252 proprietários de táxis licenciados pela prefeitura de Curitiba devem procurar o Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) para aferição anual dos taxímetros. A operação começa na sexta-feira e termina em 29 de outubro. A data de comparecimento dos carros depende do número na porta de cada carro. Os taxistas deverão comparecer na Avenida Erasto Gaertner, 1.737, das 8h30 às 11h e das 13h às 16h30, conforme escala montada pelo órgão público.

Para a verificação é preciso apresentar o certificado oficial da última aferição, juntamente com veículo, cópia do CRLV (cadastro do veículo no Detran) e cópia de comprovante de residência. Para o táxi especial, além dessa documentação, é necessária a apresentação da permissão da prefeitura. O Ipem lembra que este serviço está condicionada à apresentação do comprovante de pagamento da Taxa de Serviço Metrológico.

Punição

O proprietário que não comparecer na data indicada estará sujeito às sanções previstas na lei que falam em advertência, multa, interdição, apreensão, suspensão e cancelamento do registro. Caso o veículo passe por reparo mecânico, o dono do táxi deve, com antecedência, solicitar a prorrogação de prazo para a verificação periódica.

Para saber se o taxímetro foi verificado, o consumidor deve observar o lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro com a frase “verificado até 2013”.