Ipem convoca médicos para aferir medidores de pressão

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem), do Governo do Estado, está convocando médicos e profissionais da área de saúde a realizarem, o mais breve possível, a verificação nos aparelhos medidores de pressão arterial ? os esfigmomanômetros. Nas próximas semanas, o Instituto vai realizar uma ação de fiscalização metrológica em clínicas e hospitais de todo o Paraná, com a apreensão e recolhimento de todos os aparelhos que não estiverem em dia com a aferição anual.
Isto significa que os profissionais que utilizam este aparelho devem providenciar uma verificação. No Paraná, o serviço é prestado pelo Ipem, que cobra a partir de R$ 6,00, conforme as especificações do instrumento.
O IPEM anuncia que vai apertar o cerco. Hospitais e clínicas médicas que estiverem trabalhando com aparelhos sem verificação adequada podem ser multados e terem os instrumentos recolhidos.
Os medidores de pressão já são regulamentados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Innmetro). Por serem aparelhos de alta precisão, a legislação determina no mínimo uma verificação anual, prática que não vem sendo obedecida pela maioria dos médicos, hospitais e clínicas de saúde.

Voltar ao topo