Ipem apreende brinquedos e roupas infantis irregulares

Os técnicos do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) do Paraná apreenderam mais de mil brinquedos e perto de 3 mil produtos têxteis infantis, principalmente roupas. A apreensão foi feita durante operação especial realizada em todo o Estado, este mês, diante da proximidade do Dia das Crianças, a ser comemorado nesta sexta-feira (12).

De acordo com o gerente de Fiscalização, Roberto Tamari ?este tem sido, nos últimos dias, o trabalho de técnicos do Ipem, com o objetivo de observar se estes produtos exibem o selo de conformidade do Inmetro?.

A operação especial fiscalizou 21.310 brinquedos, dos quais 1.104 foram apreendidos; e 46.450 produtos têxteis, sendo que 2.757 estavam irregulares. ?Tendo em vista a alta incidência de brinquedos e produtos têxteis (linha infantil) irregulares encontrados, será intensificada a fiscalização desses produtos neste final do ano?, informa o gerente.

Brinquedos

O selo do Inmetro existe nos brinquedos que não oferecem nenhum risco às crianças e que são adequados à idade especificada na embalagem. Significa que o produto passou por testes de toxicidade do material empregado e por outras avaliações de segurança, como por exemplo se há partes pontiagudas, cortantes ou asfixiantes que possam oferecer algum risco em seu manuseio, ou mesmo após a destruição do brinquedo pela criança.

O gerente de Fiscalização do Ipem faz um alerta aos consumidores: ?A compra de brinquedos é coisa séria, recomenda-se a aquisição em lojas formalmente estabelecidas exigindo sempre a nota fiscal?. Tamari ainda aconselha que não se adquira brinquedos em barracas de ambulantes, cujos produtos geralmente não têm a procedência ou origem de fabricantes responsáveis.

Voltar ao topo