Ipem apreende 312 preservativos falsos no Paraná

Técnicos do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) apreenderam 312 preservativos irregulares, durante o trabalho de verificação realizado nos últimos dias, em todo o Estado do Paraná. Como ocorre anualmente nos dias que antecedem o Carnaval, a operação rotineira foi realizada por equipes da Gerência de Fiscalização de Produtos para Conformidade Avaliada, que visitaram 69 estabelecimentos comerciais, para a vistoria em 10.609 produtos. Destes, 312 unidades, de quatro revendas, não estavam de acordo com as especificações do Inmetro, embora algumas delas até exibissem falsos selos de certificação.

Apesar de o número ser aparentemente baixo perante o universo fiscalizado, o risco existe e é alto, segundo avaliação do Ipem. “É importante lembrar que estamos lidando com a saúde das pessoas e uma delas apenas que venha a ser vítima de um preservativo irregular já representará um peso considerável na estatística nacional”, comenta Leonaldo Paranhos, presidente do Ipem. “Alguns comerciantes podem estar sendo iludidos com produtos falsificados, que não são facilmente detectados pelos leigos, já que exibem até mesmo um falso selo do Inmetro. Para evitar problemas, sugerimos que o revendedor evite adquirir lotes de origem não confiável e que sempre exija a nota fiscal de seus fornecedores. A comprovação de origem e a escolha de um distribuidor conhecido são os melhores meios para evitar a comercialização de material irregular e o conseqüente risco à saúde do consumidor.”

O material irregular foi retirado do mercado e os comerciantes foram autuados. Além disso, o Ipem está encaminhando os documentos e laudos ao Ministério Público, que se encarregará da abertura de processos criminais para cada um dos casos constatados.

Voltar ao topo