Bactéria E.coli

Ipanema, Morretes e Antonia têm praias contaminadas

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) publicou na sexta-feira (20) o primeiro boletim de balneabilidade da Operação Verão. No litoral, apenas 600 metros dos mais de 90 quilômetros da orla estão impróprios para banho. Nas praias artificiais em represas do Interior do Estado e todos os pontos analisados pelo IAP estão próprios para banho.

Os locais que apresentaram maior concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli) em desacordo com os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) são: Balneário de Ipanema, na altura da rua Pará, em Pontal do Paraná; Ponta da Pita e no Rio Nhundiaquara, em Morretes e Antonia.

A diretora de Monitoramento Ambiental e Controle da Poluição, do IAP, Ivonete Chaves atribui o bom resultado ao trabalho que tem sido feito pelo estado em saneamento ambiental, conscientização da população sobre cuidados com o meio ambiente e também ao menor número de frequentadores das praias.

“Os períodos considerados mais críticos da temporada são Ano-Novo e Carnaval, quando aumenta significativamente a população nesses locais”, explicou a Diretora de Monitoramento Ambiental e Controle da Poluição, Ivonete Chaves.

As amostras para análise da qualidade da água são coletadas todos os domingos e segundas-feiras para refletir o comportamento dos locais nos dias mais frequentados e com maior possibilidade de contaminação. Os boletins serão divulgados semanalmente e informam a qualidade da água para banho na orla litorânea e nas praias artificiais do interior do Estado.

Sinalização

No litoral, os veranistas podem acompanhar a qualidade das águas nas bandeiras instaladas na orla e também em 10 totens eletrônicos. A bandeira de cor vermelha significa que a água está imprópria para banho nos 100 metros à esquerda e à direta da sinalização. A azul indica que a água possui bons índices e pode ser aproveitada pelos banhistas. Os veranistas também podem obter essa informação no site do IAP (www.iap.pr.gov.br)