Internautas querem a proibição do fumo em lugares fechados

Em enquete realizada no Paraná-Online, mais de 95% dos internautas votaram na primeira alternativa. A pergunta era: “você é a favor da proibição do fumo em ambientes fechados?”. A questão vencedora, com absoluta liderança, foi: “sim, porque é nocivo à saúde e quem não fuma acaba se tornando fumante passivo”, com 791 votos. Em segundo lugar ficou: “desde que a fumaça não me atrapalhe, não faço nenhuma objeção”, com 86 votos. Em terceiro e último lugar: “não. Os fumantes têm o direito de usufruir do seu prazer, visto que o cigarro é lícito”, com 74 votos.

Muitas discussões já ocorreram em torno do cigarro. De fato, em um ambiente fechado, quando alguém fuma, a fumaça fica no ar e, invariavelmente, acaba prejudicando quem não é adepto do cigarro. A fumaça é tóxica e provoca danos irreversíveis em quem é fumante. Já foi comprovado que o cigarro, a longo prazo, é letal.

A tendência, muito em breve, é extingüirem aquelas famosas áreas reservadas para fumantes. O encarte da carteira de cigarro já lembra: “não existem níveis seguros para o consumo destas substâncias”.