Internautas preferem metrô elevado para Curitiba

Na enquete realizada no Paraná-Online, os internautas gostariam que a capital paranaense tivesse um metrô elevado. A pergunta era: “Como deve ser planejado o metrô de Curitiba?” A alternativa vencedora foi: “Metrô elevado, acima da linha do Biarticulado”, com 282 votos. Em segundo lugar ficou: “Metrô subterrâneo, como em São Paulo. Seria o que geraria mais custos”, com 159 votos. Em último aparece: “Metrô de média profundidade, inviabilizando as linhas do expresso”, com 65 votos.

O metrô é um sonho antigo dos cidadãos curitibanos e ao que tudo indica irá demorar um pouco para se tornar realidade. Sem dúvida que com um metrô na cidade será muito mais prático para aqueles que fazem diariamente longas distâncias entre sua casa e o local de trabalho. O trabalhador que demora em média 1h30 para se deslocar da sua residência ao trabalho com o ônibus, usando o metrô essa distância será de aproximadamente 40 minutos.

O metrô elevado foi o mais votado porque no momento é o mais viável. Os trens andarão acima das canaletas do expresso e os ônibus continuarão trafegando normalmente.

O metrô subterrâneo é atraente, mas demoraria mais para ser construído e geraria mais custos. Em média só para cavar o trajeto que ele faria demoraria de cinco a sete anos.

O planejamento de média profundidade há de ser estudado, pois não passa na cabeça dos curitibanos inviabilizar as linhas do expresso.