Internas de asilo festejam Natal com alegria e união

Apesar de todas as dificuldades encontradas no dia-a-dia, o Asilo São Vicente de Paulo, que abriga 158 senhoras e está localizado no bairro do Juvevê, zona norte de Curitiba, comemorou ontem com muita alegria o dia de Natal. Muitas internas e irmãs que cuidam da organização do asilo acordaram cedo para preparar um almoço especial. O refeitório, recém-inaugurado, foi todo enfeitado para a festa.

“As moradoras do asilo formam uma grande família. Apesar de muitas vezes não contarem com o carinho dos parentes verdadeiros, são muito alegres, amistosas e unidas”, revelou a diretora administrativa da casa, irmã Terezinha Maria Toreta.

Desde o início do mês, as internas estão recebendo presentes e muito carinho da comunidade, de empresários e de pessoas que trabalham como voluntárias. Porém, em outras épocas do ano, são carentes principalmente de alimentos ? como leite, frutas, farinha de trigo, óleo e margarina ? fraldas geriátricas, medicamentos, roupas calçados e produtos de limpeza, como sabão em pó e detergente de cozinha. “O Natal é uma época de muita alegria para nós, mas dependemos da ajuda da comunidade o ano inteiro”, resalta a freira.

Senhoras

A interna Geralda Penha de Araújo, de 78 anos, era uma das mais animadas no dia de ontem. Alegre, ela contou que ganhou muitos presentes, entre eles roupas, bijuterias e perfume. “Nem tenho mais lugar no armário para colocar tudo”, afirmou.

Celina Campagnolo, 74, definiu o asilo como sendo a “casa de Deus”. Solteira e sem filhos, ela considera as irmãs de cariedade e as outras internas como sua verdadeira família. “Não sou sozinha no mundo graças às pessoas que vivem no São Vicente. Aqui, existe sempre muita solidariedade e amor.”

Já Mercedes Ferreira do Vale, que não revelou a idade, surpreendeu as colegas ao recusar um convite da filha para passar o Natal junto com a família verdadeira. “Minha filha me ligou e pediu muito para que eu fosse passar o Natal com ela, mas recusei. Respondi que no Ano Novo vou, mas que não posso e não quero deixar minhas amigas sozinhas no Natal”, lembrou.

Doações

Quem quiser fazer doações ao Asilo São Vicente de Paulo deve ligar para (41) 252-4862. Além de dinheiro, alimentos, roupas, produtos de higiene e medicamentos, o asilo aceita jornais velhos, listas telefônicas antigas e papelão a serem vendidos.

Voltar ao topo