Intercom 2009 será realizado em Curitiba

Antonio Carlos Hohlfeldt, presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom, estará nesta segunda-feira (10) no Clube de Criação do Paraná para falar sobre o XXXII Congresso da Intercom – que acontecerá pela primeira vez em Curitiba em setembro de 2009 e reunirá aproximadamente cinco mil pesquisadores e acadêmicos de comunicação. O tema do Congresso é “Comunicação, Educação e Cultura na Era Digital”.

É o maior e mais importante evento acadêmico de Comunicação da América Latina, reunindo anualmente professores de graduação e pós-graduação, coordenadores de curso das principais faculdades de Comunicação do país, pesquisadores da área vindos de toda a América Latina e profissionais de publicidade, jornalismo, relações públicas, rádio, TV e cinema.

O pré-lançamento marca o início das atividades do XXXII Congresso da Intercom em Curitiba, que terá como sede a Universidade Positivo entre os dias 3 e 7 de setembro de 2009, com apoio da Universidade Federal do Paraná, Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro (Guarapuava), e outras parcerias como a da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Mobilização e amplitude

Além dos congressistas, o evento mobiliza também o mercado: veículos, agências de publicidade, assessorias de imprensa, produtoras de áudio e vídeo, associações de classe de publicitários e de jornalistas participam ativamente do evento.

Outra característica do Intercom é a complexidade de sua programação. São diversas palestras, apresentações de trabalhos, encontros focais, conferências, atividades culturais e sociais que o tornam a melhor oportunidade para o encontro e a troca de experiências acadêmicas daqueles que refletem sobre o panorama atual e as perspectivas para a Comunicação no Brasil e no mundo. A conferência de abertura, no Teatro Positivo – Grande Auditório, hoje o maior teatro do Estado, será proferida por um destaque mundial da Comunicação, ainda a definir.

O congresso é uma parceria entre a Intercom e a instituição-sede, em que há responsabilidades divididas. Os objetivos centrais do evento a ser realizado na Universidade Positivo em 2009 são: contribuir para os estudos internacionais das Ciências da Comunicação nas áreas de Educação e Cultura; oferecer oportunidade para que pesquisadores apresentem e debatam seus trabalhos nas diversas vertentes da Comunicação; e debater e sugerir adaptações e mudanças práticas para a área.

Intercom

Fundada em São Paulo, a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom é uma associação científica sem fins lucrativos participante da rede nacional de sociedades científicas capitaneada pela SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Está integrada às redes internacionais de Ciências da Comunicação como entidade associada à ALAIC – Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación, à IAMCR – International Association for Mass Communication Research, à IFCA – International Federation of Mass Communication Associations e à Lusocom – Federação Lusófona de Ciências da Comunicação.