Insuficiência cardíaca pode apresentar agravantes

Quem sofre com insuficiência cardíaca pode ter seu problema agravado se possuir também anemia ou mau funcionamento dos rins. Esta é a constatação de uma pesquisa feita por médicos e professores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), divulgada esta semana durante o 63.º Congresso Brasileiro de Cardiologia, ocorrido em Pinhais. O congresso terminou ontem.

Os pesquisadores avaliaram dois mil pacientes que consultaram pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Curitiba, no período de março de 2005 a julho de 2006. Destes, 400 foram acompanhados até janeiro de 2008.

Dos 400, 55% evoluíram com piora na função renal, por conta do aumento do nível sérico de creatinina. 30% deles tinham anemia. Dos 400, 46% morreram durante o acompanhamento e a mortalidade foi maior nos pacientes com anemia e problemas na função renal.

Os pesquisadores não imaginavam que as taxas de mortalidade fossem tão altas. Um dos coordenadores da pesquisa, o médico cardiologista e professor da PUCPR, José Rocha Faria Neto, explica que o objetivo da pesquisa não foi constatar o motivo da associação das duas doenças com a insuficiência cardíaca, mas sim, colher um dado epidemiológico que pode servir de parâmetro para outros profissionais.

“A constatação é importante porque é um alerta para os médicos que atendem nas unidades de saúde, por exemplo, para que eles fiquem mais atentos e encaminhem um paciente com estes problemas para o tratamento especializado em cardiologia”, comentou o médico. O dado epidemiológico é inédito. “Aqui no Brasil, até agora, não tínhamos informações sobre isso, somente em outros países”, completou.

A partir das informações, os pesquisadores têm dados para, se possível, prosseguir com a avaliação e descobrir fatos novos. “Ficou a grande pergunta: será que a causa da morte pode ter sido a anemia ou a insuficiência renal?”, comentou.

A pesquisa compõe a tese de Doutorado da professora da PUCPR, Márcia Olanoski, mas contou também com o auxílio do estudante de Medicina Raphael Rodrigues Lima.

O médico Paulo Brofman também participou do projeto. A insuficiência cardíaca tem várias causas, mas as principais são o infarto do miocárdio, a hipertensão arterial e a doença de Chagas (menos freqüente na região sul do País).