Instituto viabiliza projeto ambiental

Foi criado ontem, na sede da Água Mineral Ouro Fino, em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), o Instituto Dedé Mocelin. O instituto vai viabilizar as próximas etapas do Projeto Reciclar É Preciso!, desenvolvido junto às escolas de ensino fundamental de todo Estado, numa parceria da Ouro Fino e outras empresas privadas.

Também ontem foram entregues os prêmios relativos à segunda etapa do projeto e foi dado o pontapé inicial da terceira fase, que atingirá 23 cidades. São elas: Arapongas, Arapoti, Apucarana, Andirá, Bandeirantes, Campo Mourão, Castro, Cornélio Procópio, Cianorte, Ibaiti, Imbaú, Jacarezinho, Jaguariaíva, Londrina, Mandaguari, Maringá, Paranavaí, Pitanga, Rolândia, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Telêmaco Borba e Umuarama.

Escolas

Todos os colégios dessas cidades, que se interessarem em participar do projeto, poderão inscrever-se junto às secretarias municipais e estadual de educação ou pelos sites www.reciclerepreciso.com.br e www.ambientebrasil.com.br. A expectativa é que 900 colégios participem. Até aqui, o Reciclar é preciso! Já arrecadou 216 toneladas de garrafas PET. O resultado disso gira em torno de R$ 100 mil, destinado aos agentes ambientais (pessoas que recolhem o material junto às escolas e encaminham para a reciclagem).

Na categoria trabalhos com as garrafas, destacou-se nessa segunda etapa, a Escola Estadual Pedro Carli, de Guarapuava e a Escola Municipal professor Serapião, de União da Vitória.

Também de União da Vitória veio a vencedora da categoria mais garrafas recolhidas. Com cerca 32 quilos em média por aluno, a vencedora foi Escola Algodão Doce. “Toda comunidade escolar ficou envolvida. Nossa intenção é continuar recolhendo material reciclável, agora também papel e latas”, lembrou a diretora da escola, Maria Luíza Metzler.

Homenagem

A diretora da Ouro Fino e idealizadora do projeto, Carla Mocelin, contou que a criação do Instituto Dedé Mocelin é uma homenagem à sua avó, que mesmo aos 98 continua trabalhando na Ouro Fino. “Com a criação do instituto será possível estender o projeto para outros Estados”, contou Carla. Ela destacou que a quarta etapa do projeto será feita em todos os colégios que já participarão do Reciclar É Preciso!. Aqueles que continuarem reciclando garrafas PET serão condecorados com o certificado Escola ComPETente, pela Secretaria de Estado da Educação (Seed).

Livro

O funcionário da Ouro Fino, Áureo Elias Baika, apresentou ontem a materialização de todo seu amor pela empresa que trabalha há 31 anos. Com apoio da empresa, ele fez um livro contando a história da Ouro Fino. O detalhe é que toda trajetória da firma é contada através de versos. “Sempre brincava de escrever versos e vendo meus patrões me inspirei em fazer algo para homenagear a empresa que trabalho há tanto tempo”, contou Baika.

 

Voltar ao topo