Inscrição para OAB vai até o dia 3

Termina no próximo dia 3 o prazo de inscrição para o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – seccional Paraná. Como em exames anteriores, a Ordem exige que o candidato apresente o certificado de conclusão do curso para efetivar a inscrição. O problema é que, em muitas universidades o ano letivo ainda não acabou, e o formando é obrigado a esperar alguns meses até fazer o próximo exame.

“Antigamente era ainda pior porque era exigido o diploma. Mas como era um processo demorado, o Conselho Federal decidiu que é necessário apenas comprovar a conclusão do curso”, explica o secretário geral da OAB-PR, Manoel Antonio de Oliveira Franco. Segundo ele, o exame acontece até três vezes ao ano: em março, agosto e dezembro, e não há reclamação por parte dos formandos.

No último exame, em agosto, foram quase 2.200 inscritos. O índice de aprovação, segundo Franco, foi de quase 22% – mesma média nacional. “É um índice muito baixo, que revela que os bacharéis estão despreparados. Nos bons cursos, por outro lado, como é o caso da Federal do Paraná, Curitiba, UEL, UEM e tantos outros, o índice de aprovação é de quase 100%”, revela. Ao todo, há cerca de 65 cursos de Direito no Paraná. “Há muitos cursos novos que não são qualificados”, alerta.

O exame acontece em duas etapas: a objetiva, no dia 19 de dezembro, e a prática, no dia 21. As provas acontecem em Curitiba, Ponta Grossa, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Cianorte, Paranavaí, Umuarama, Toledo, Cascavel, Foz do Iguaçu. A prova é elaborada pelo Núcleo de Concurso da UFPR.

As universidades

Na Universidade Federal do Paraná, onde as aulas de Direito se encerram no próximo dia 12, o setor de Ciências Jurídicas fornece uma declaração de “provável formando” para que o candidato se inscreva no exame da OAB. A declaração é condicionada à apresentação do certificado de conclusão do curso ou diploma. Este ano, são aproximadamente 135 formandos. O índice de aprovação no exame da Ordem é de quase 90%, segundo informações do setor. Procedimento semelhante é adotado pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

Nas Faculdades Curitiba, a informação é de que as provas acabam no dia 2 e no mesmo dia são divulgadas as notas. “A certificação de conclusão do curso é emitida a tempo para a inscrição na OAB, para quem passar por média”, explicou a assessoria de imprensa. Os alunos submetidos a exames finais, no dia 11, só poderão fazer o exame em março próximo. (Lyrian Saiki)

Serviço: Mais informações sobre o exame da OAB-PR podem ser obtidas no site www.oabpr.gov.br.

Voltar ao topo