Inscrição ao Vestibular 2009 da Unioeste começa no dia 6

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) abrirá de 6 de outubro a 4 de novembro o período de inscrições ao Concurso Vestibular para 2009. A primeira etapa de provas será no dia 23 de novembro, das 8h30 às 13 horas, nos locais a serem definidos nas cinco cidades sede dos Campi da Universidade. A segunda etapa será no dia 14 de dezembro, das 8h30 às 12h30.

A Diretoria de Concurso Vestibular informa que os pedidos de isenções para a inscrição ao vestibular serão dos dias 06 a 08 de outubro para a retirada dos formulários e a devolução destes deverá ser de 07 a 10 de outubro. O resultado dos candidatos que receberão o benefício será publicado no dia 29 de outubro, sendo que a inscrição para os isentos será dos dias 30/10/08 a 04/11/08.

O diretor Concurso Vestibular, professor João Carlos Catellan, lembra que para a seleção do próximo vestibular serão incluídas as matérias de Filosofia e Sociologia. Na primeira etapa os vestibulandos responderão quatro questões de Filosofia e quatro de Sociologia. Segundo Catellan, das outras matérias tradicionalmente cobradas nas provas do concurso será excluída uma questão de cada, ou seja, no último vestibular cada matéria tinha oito questões e, no próximo, serão sete, totalizando 71 questões nas provas da primeira etapa.

Na segunda etapa as duas novas disciplinas (Filosofia e Sociologia) serão escolhidas pelos cursos. Até o fim do mês, a Diretoria de Concurso Vestibular divulgará a tabela de matérias de conhecimentos específicos de cada curso do Vestibular 2009.

Serão aplicadas no Vestibular da Unioeste as disciplinas de Literatura, Português, História, Geografia, Matemática, Química, Física, Biologia, Filosofia, Sociologia e Geografia, além das matérias de Língua Estrangeira das quais o candidato pode fazer opção por Alemão, Espanhol, Inglês ou Italiano além de Redação.

Obras Literárias

A Diretoria de Concursos também divulga a relação de obras literárias para o Vestibular 2009: Lucíola – José de Alencar (qualquer edição completa); Quincas Borba – Machado de Assis (qualquer edição completa); Antologia Poética – Carlos Drummond de Andrade (qualquer edição completa); Memorial de Maria Moura – Rachel de Queiroz (qualquer edição completa); Os Tambores Silenciosos – Josué Guimarães (qualquer edição completa). E os contos: “Desenredo” – João Guimarães Rosa; “Venha ver o pôr do sol” – Lígia Fagunda Telles; “Penélope” – Dalton Trevisan; “Feliz Aniversário” – Clarice Lispector, e “Teresa” – Rubem Fonseca. Destes contos, pode ser qualquer edição na qual conste o conto completo.