Falta de segurança

Início da Festa do Divino, em Guaratuba, é cancelada pelos Bombeiros

Novena aconteceu na igreja da cidade nessa sexta, mas a festividade precisou ser cancelada pelos Bombeiros. Foto: Facebook/Prefeitura de Guaratuba
Novena aconteceu na igreja da cidade nessa sexta, mas a festividade precisou ser cancelada pelos Bombeiros. Foto: Facebook/Prefeitura de Guaratuba

O Corpo de Bombeiros suspendeu o início da tradicional Festa do Divino, em Guaratuba, no litoral do Paraná. O começo das festividades estava programado para a sexta-feira (12), mas por questões de segurança, as barraquinhas, a praça de alimentação e até o show com a Banda Europa precisaram ser cancelados.

+ Atenção! Você está a um clique de ficar por dentro do que acontece em Curitiba e Região Metropolitana. Tudo sobre nossa regiãofutebolentretenimento horóscopo, além de blogs exclusivos e os Caçadores de Notícias, com histórias emocionantes e grandes reportagens. Vem com a gente!

A expectativa é que no período da tarde deste sábado (13), o evento tenha a liberação e possa ocorrer normalmente na Praça Central da cidade. “A nossa equipe está tentando resolver o problema para dar sequencia ao planejamento. Tivemos a novena na Igreja Matriz e esperamos que a liberação ocorra normalmente”, disse Carine da Mota, que faz parte da Comissão Organizadora da festa.

A reportagem da Tribuna procurou o Corpo de Bombeiros de Guaratuba, que não explicou os motivos do cancelamento e relatou que só poderia se pronunciar na segunda-feira (15).

Em nota, a Paróquia da cidade, que participa da organização da festa, informa que a abertura foi transferida para esse sábado (13) e que as condições de segurança exigidas pelos Bombeiros foram atendidas, o que liberou o local para a sequência da programação.

Confira o texto na íntegra:

A Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, por seu Pároco o Pe. Alvaro Cesar Cavazzani C.Ss.R., comunica que por decisão da Comissão Organizadora da Festa do Divino 2019 e visando garantir a segurança do público da Festa e o integral cumprimento das medidas de segurança exigidas pelo Corpo de Bombeiros, decidiu transferir a abertura do evento que ocorreria na noite de ontem (12/07/2019) para o dia de hoje (13/07/2019).

A Paróquia informa que hoje foi realizada vistoria de avaliação pelo órgão competente e que, atestado pela autoridade local o atendimento das condições necessárias de segurança, o evento acontecerá seguindo a sua programação normal.

A Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso e a Comissão Organizadora do evento desse ano (2019) informam que todas as medidas adotadas até o momento visam a mais ampla segurança do público e manutenção de uma cultura de total atendimento às leis vigentes e às normas emanadas das autoridades locais.

Com isso a Festa do Divino mantém seu caráter de evento religioso, de encontro familiar, onde tradição, cultura e fé se encontram em um ambiente agradável e seguro para todas as pessoas.

História da Festa

A Festa do Divino Espírito Santo e Santíssima Trindade é um evento religioso, cultural e social de Guaratuba. Reconhecida como um evento turístico da região, a festa tem duração de 10 dias com shows, bingos, barracas com alimentação e artesanato.

A festividade tem a participação de grupos denominada foliões. As pessoas seguem até às casas das famílias para reafirmar a presença do Espírito Santo. Os registros sobre o início das comemorações do Divino Espírito Santo em Guaratuba divergem entre o período da construção da Igreja Centenária, que ocorreu entre 1768 e 1771, e o ano de 1814.

Acidente cobre BR-277 de ‘melado’ na manhã desse sábado