Iniciativa tenta recuperar a restinga

Uma iniciativa da Associação de Surfe de Guaratuba está ajudando a recuperar a restinga (vegetação rasteira existente entre a rua e areia) da praia grande do balneário. O local costumava ser invadido por carros e barracas de camping e, nos últimos anos, ficou bastante desgastado. Com a ajuda de alguns proprietários de casas de verão no local, os surfistas conseguiram recuperar 450 metros dos oito quilômetros de praia. Agora buscam ajuda para continuar o trabalho no restante da orla.

A praia grande fica do lado direito do Morro do Cristo. Ela é muito freqüentada por surfistas. Segundo o presidente da Associação de Surfe de Guaratuba, Márcio Odwagen, eles ?não podiam ficar sem fazer nada diante do desmatamento. Usamos isso aqui para a prática do esporte. Temos que proteger?, afirmou.

Muitos moradores aplaudem a iniciativa dos surfistas e colaboram com o projeto. ?Paguei do bolso três caminhões de pedras para proteger a restinga dos carros. Um vizinho nosso plantou uma muda de uma planta nativa que pegou?, contou o professor universitário de Curitiba, que tem casa em frente ao local, Antônio Carlos Mira.

Agora os surfistas pedem ajuda da Prefeitura para continuar preservando e melhorar as condições do restante da orla. ?Temos um projeto aprovado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e pelos órgãos federais para revitalizar e colocar um trapiche, mas a Prefeitura embargou?, contou Odwagen. A Prefeitura de Guaratuba informou, por meio do diretor de comunicação Felipe Jamur, que o secretário de Meio Ambiente do município mudou há três meses e que o município está disposto a analisar o projeto. 

Voltar ao topo