Iniciadas as obras de urbanização do Xapinhal

O Xapinhal, uma das maiores áreas de invasão de Curitiba, está começando a mudar de cara. Na semana passada foi iniciada a construção de uma creche, um centro comunitário, uma cancha poliesportiva e uma praça, além da execução da rede de esgoto e pavimentação de ruas.

Ao mesmo tempo, numa área próxima, a Cohab está realizando serviços de terraplanagem, abertura de ruas, drenagem, execução das redes de água e energia elétrica. Dentro de dois meses começam a ser construídas as casas para as famílias que serão relocadas. Uma creche também será construída no loteamento.

Localizado no Sitio Cercado, com 2,3 mil famílias, o Xapinhal está incluído no Nossa Vila, projeto lançado pelo prefeito Cássio Taniguchi para urbanização e regularização de áreas. Esta será uma das intervenções mais complexas já feitas pela Prefeitura de Curitiba em uma área de ocupação. As obras, sob responsabilidade da Cohab, estão orçadas em R$ 9,4 milhões e contam com financiamento do programa Habitar-Brasil, do governo federal.

Nessa primeira etapa de obras, que abrange a urbanização e a implantação do novo loteamento, estarão sendo gastos R$ 4,9 milhões, mas o projeto inclui ainda construção ou melhoria habitacional de 692 unidades e ações de desenvolvimento social, com a participação da comunidade.

Solução

O projeto do Xapinhal prevê uma solução mista que combina regularização e relocação. Cerca de 1,7 mil famílias vão permanecer na mesma área, que será urbanizada. Outras 529 famílias, que moram em fundo de vale ou em pontos muito adensados da ocupação, terão que ser transferidas para um novo loteamento, batizado de Novo Horizonte. Entre os moradores que serão atendidos no Xapinhal, 163 que têm casas em situação precária receberão melhorias habitacionais.

Por enquanto, a maior parte dos trabalhos está concentrada no loteamento Novo Horizonte, que fica próximo ao Xapinhal, no mesmo bairro do Sítio Cercado. A área, com 133 mil metros quadrados, foi comprada pela Prefeitura e está incluída na contrapartida do município no projeto.

Voltar ao topo