Iniciada segunda etapa de obras na Marechal Floriano

Está tendo início, nesta semana, a segunda etapa dos trabalhos de revitalização da Avenida Marechal Floriano Peixoto, em Curitiba. As obras, que antecipam as melhorias viárias programadas para a Copa do Mundo de 2014, serão realizadas em um trecho de 3,8 quilômetros entre a Linha Verde e a rua Waldemar Loureiro de Campos, no bairro Boqueirão.

“As obras devem durar dez meses e envolvem revitalização de calçadas, asfaltamento da avenida, implantação de ciclofaixas e de nova iluminação pública. As mudanças vão tornar a via mais segura tanto para motoristas e pedestres quanto para pessoas com deficiências e ciclistas”, diz o engenheiro de pavimentação da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Mário Márcio Archegas Ferreira.

Com investimento de R$ 5,5 milhões, os trabalhos devem contribuir para que a Marechal se torne um corredor para o Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais. Até o final do ano, eles devem causar alguns transtornos a moradores e comerciantes da região. Porém, a administração municipal acredita que deve valer a pena.

O aposentado Osvaldo Bueno, que é morador do Boqueirão, diz entender que as obras podem causar alguns incômodos, mas torce para que a avenida se torne um lugar melhor para todos.“Acho que as obras são bastante necessárias. Ao longo da avenida, são diversos trechos de calçadas irregulares e estreitas para o trânsito de pedestres”, afirma.

Já o comerciante Márcio José Boçon, que tem estabelecimento na avenida, espera que as obras não comprometam o andamento de seus negócios. “Só desejo que a prefeitura cuide para que as obras comecem e terminem no tempo previsto, não deixando nada inacabado. Obras geralmente tornam o trânsito lento e fazem com que fique difícil estacionar, comprometendo o acesso de clientes ao comércio.”

Em outubro de 2009, a prefeitura concluiu a primeira etapa das obras de revitalização da Marechal, que aconteceu no trecho entre a rua Lourenço Pinto e a Linha Verde. O custo total foi de R$ 15,5 milhões.