Indisciplina é o maior problema nas escolas

A indisciplina é o maior problema enfrentado nas escolas de Curitiba. O levantamento foi em 167 estabelecimentos de ensino da rede estadual, e faz parte de um projeto de discussão que visa a contribuir com a elaboração do Plano Estadual de Educação (PEE). Os resultados dessas discussões foram apresentados ontem durante um seminário promovido pelo Núcleo Regional de Educação da capital.

De acordo com a técnica pedagógica e coordenadora da construção do PEE do Núcleo de Curitiba, Sandra Maria Leite Andrade, cada um dos mais de trinta núcleos regionais discutiu durante os últimos seis meses um tema que integrará o plano. Em Curitiba, alunos, pais e professores trabalham com o tema educação para a paz, segurança nas escolas. “A partir dessas discussões foram construídas propostas dentro da realidade de cada escola, que contribuirão para as metodologia de trabalho da Secretaria de Educação nos próximos anos”, disse Sandra.

O resultado da pesquisa, comenta a técnica pedagoga, indica que essa indisciplina está relacionada com a ausência da família na escola, repetência e evasão. Ela avalia que isso apontou uma necessidade vital de trabalhar valores humanos dentro das escolas. “Com isso também estaremos trabalhando as questões da violência e cultura da paz”, finalizou.

Voltar ao topo