Campos Gerais

Incêndio no Parque Vila Velha está controlado

Dois focos de incêndio atingiram o Parque Estadual Vila Velha, em Ponta Grossa, nesta segunda (31) e terça-feira (1) e destruíram cerca de 48 hectares de mata nativa. Equipes do Corpo de Bombeiros, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e funcionários do parque e da Rodonorte – concessionária que administra a região – conseguiram controlar as chamas, que se espalharam rapidamente devido ao tempo seco.

Na segunda-feira, o Corpo de Bombeiros foi acionado ao meio-dia e o incêndio foi controlado às 19h. Cerca de 40 hectares de mata foram consumidas. Um novo princípio de fogo aconteceu na terça, por volta das 13h, destruindo aproximadamente 8 hectares de floresta. Às 17h, as chamas já haviam sido controladas.

De acordo com o tenente José Adriano Prado Spak, do Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa, a ação do vento e o tempo seco fizeram com que as chamas se espalhassem rapidamente. “O calor registrado neste período é também um dos fatores que propiciam incêndios. Uma brasa pode se alastrar com facilidade e criar vários focos”, explica.

Uma perícia técnica no local vai identificar a causa do incêndio, mas o tenente afirma que cerca de 90% dos casos o início das chamas acontece pela ação humana. “Uma bituca de cigarro ou uma queimada em local próximo são prováveis causas”, diz Spak.

Este é o primeiro incêndio este ano no parque. O Corpo de Bombeiros da cidade continua monitorando o local e mantém disponíveis duas viaturas e uma equipe extra para um possível novo foco.