Incêndio em Ilha Grande está fora de controle

O incêndio que destrói desde o início da tarde de domingo a Ilha do Bandeirante, uma das componentes do Parque Nacional de Ilha Grande, na divisa do Paraná com Mato Grosso do Sul, ainda está fora de controle. O tenente Douglas Martim Konflanz, da Defesa Civil, afirmou que mais de 50% da vegetação da ilha já queimaram. Na tarde de ontem 63 homens do Corpo de Bombeiros de Umuarama, equipes do Ibama, policiais florestais, voluntários e a brigada de incêndio do parque tentavam controlar o incêndio. Mais 24 homens foram enviados de Maringá para o local.

Segundo Konflanz, o combate ao fogo é dificultado pelos fortes ventos e pelo acesso difícil à ilha. "Estamos trabalhando em muitos locais alagadiços e com água pela cintura", explicou. Mesmo com o terreno molhado o fogo se propaga devido à vegetação alta. Também não está descartado o risco do fogo se alastrar para outras ilhas do arquipélago. Konflanz afirmou que as causas dos incêndios só serão apuradas depois que o fogo se apagar. A BR-487, que liga o Paraná ao Mato Grosso do Sul e atravessa a ilha, estava com o trânsito liberado. O Simepar prevê para hoje à tarde pancadas de chuva na região.

Vila Velha

O Parque Estadual de Vilha Velha também foi vítima do fogo na tarde de ontem. Um incêndio começou na beira da BR-376 perto do meio-dia e se alastrou para dentro da unidade. Os bombeiros e a brigada de incêndio do Parque conseguiram controlar o fogo por volta das 17h. A estiagem e a vegetação seca nessa época favorecem os incêndios na região.

Voltar ao topo