Foto: Fábio Matavelli/Diário dos Campos
Área de 20 hectares na fazenda da Embrapa, em Ponta Grossa, foi atingida pelo fogo.

Uma área estimada em 20 hectares, terceirizada na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Ponta Grossa, pegou fogo no último domingo, causando a queimada de uma grande plantação de pinus.

continua após a publicidade

O incêndio começou às 13h e só foi controlado às 17h, após a ação de 20 bombeiros, auxiliados por três carros e populares que vivem na vizinhança e deram o sinal de alerta quando viram o primeiro foco do fogo. Funcionários que davam plantão no prédio da Embrapa logo se deslocaram para o local e chamaram o Corpo de Bombeiros.

Segundo o gerente-geral da unidade, Osmar Paulo Beckert, as causa do incêndio ainda estão sendo investigadas, mas a informação inicial é de que o fogo teria vindo de uma propriedade ao lado da área, que se dedica ao cultivo de soja. "Não sabemos como o fogo começou nessa propriedade, mas ele se propagou rapidamente devido ao solo seco da região", explica.

A área fica na região de Botuquara, na rodovia do Talco, entre a BR-376 e a PR-513, e é destinada ao plantio de pinus para a indústria madeireira. "Por se tratar de um material inflamável, o fogo logo se espalhou. Mas a ação rápida dos bombeiros e o auxílio da vizinhança impediram que ele se propagasse por uma área ainda maior", diz Beckert. O cálculo total do prejuízo ainda não foi feito.

continua após a publicidade