Incêndio destrói depósito na Cidade Industrial de Curitiba

Um incêndio de grande proporção destruiu completamente o depósito de mais de 10 mil metros quadrados, da Ferragens Negrão, na Rua Professor Algacir Munhoz Maeder, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

O fogo começou por volta de 23h20 de segunda-feira e, em pouco minutos, se alastrou por toda a extensão do prédio. Cerca de 70 bombeiros e mais funcionários da brigada de incêndio trabalharam durante toda a madrugada. Dois moradores da região, um sargento e um funcionário da empresa necessitaram de atendimento médico. Ambos com sintomas de intoxicação, mas nenhum em estado grave.

No início da manhã de ontem o fogo foi controlado, mas durante todo o dia os bombeiros continuaram combatendo alguns pequenos focos. Segundo o Corpo de Bombeiros o trabalho só deve ser concluído hoje.

Durante os trabalhos durante a madrugada algumas paredes da edificação desabaram, e quase atingiram um bombeiro. As chamas gigantes chegaram a mais de 20 metros de altura e, mesmo à noite, a fumaça podia ser vista a quilômetros de distância. Por medida de segurança alguns vizinhos foram retirados de suas residências, e só puderam retornar no início da manhã.

Um segurança da empresa contou que por volta de 23h20, uma equipe que fazia a primeira ronda da noite, no entorno do pátio, percebeu algumas faíscas e imediatamente chamou os bombeiros para fazer uma verificação. “Quando eles estavam ligando viram o fogo que foi de uma ponta até o meio do telhado e em seguida já se alastrou por tudo”, informou.

O tenente Leonardo Mendes dos Santos, relações-públicas do Corpo de Bombeiros, disse que num primeiro momento, 15 viaturas foram para o local e mais de 70 homens trabalharam no combate. Segundo ele, ontem, durante todo o dia, oito caminhões se revezaram no combate a pequenos focos.

“O depósito tinha muito material, o que dificultou o trabalho de extinção completa. Como entrar no depósito era completamente impossível, utilizamos uma plataforma mecânica no combate aéreo ao fogo”, explicou.

A causa do incêndio só será investigada depois que o rescaldo for completamente apagado. Peritos devem recolher materiais para tentar descobrir o que provocou as chamas.

A Ferragens Negrão emprega cerca de 550 funcionários e ao lado do depósito queimado, tem outro prédio onde funciona a parte administrativa. O prejuízo pode chegar a R$ 80 milhões segundo o advogado da empresa, Mauro Zamataro.

Proprietário

Com os olhos marejados, o dono da empresa, Milton Saling contou que em outubro a empresa completa 40 anos. “Ironicamente falando, esse foi um presente indesejável. Mas são coisas que acontecem e vamos ter que enfrentar de cabeça erguida”, disse.

Ele também informou que mesmo todo o estoque e o imóvel estando coberto por uma seguradora, sentiu uma tristeza muito grande pois viu o trabalho de vários anos queimando.