Um incêndio no final da tarde de terça-feira (18) destruiu a “Casa da Pedra”, localizada no Jardim América, onde funcionava o Centro Dia. O Programa Centro Dia, que foi implantado no dia 15 de outubro de 2001, era um local destinado ao atendimento de pessoas que necessitam de cuidados especiais, dando continuidade à proposta da atual administração de valorização do ser humano.

continua após a publicidade

A construção de cerca de 150 metros quadrados em alvenaria foi totalmente destruída. O prefeito Valter Pegorer (PMDB), acompanhado de assessores, esteve no local e acompanhou o trabalho dos bombeiros.

O prefeito afirma estar chocado. “O que nos revolta é saber que foi um incêndio criminoso. Tenho certeza que a polícia irá agir com toda eficiência no sentido de capturar as pessoas que fizeram esse grande mal à cidade de Apucarana. Sei que irão fazer um trabalho rápido e eficiente como fizeram os bombeiros do Corpo de Bombeiros de Apucarana. Aliás, queremos agradecer o empenho com que trabalharam no local tanto os bombeiros como os policiais”, enfatiza Pegorer.

E ressalta que as pessoas que participavam de atividades no Centro Dia não ficarão sem atendimento. “Já estive reunido com a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e nesta quarta todos foram encaminhados ao Clube da Sabedoria. As pessoas não ficarão desamparadas”, afirma o prefeito.

continua após a publicidade

Incêndio

Um pouco antes do fogo começar testemunhas viram um grupo de oito pessoas provocando o incêndio com fósforos e material inflamável. De acordo com a polícia, oito pessoas teriam pedido alimentação no local e na seqüência, não se sabe ainda por qual motivo, o grupo ateou fogo na edificação.

continua após a publicidade

Centro Dia

No último dia 15 de outubro, o Centro Dia comemorou sete anos de atendimento em Apucarana. Os beneficiários do Programa Centro Dia têm atividades diárias que começam com o café da manhã que é servido às 9 horas. Logo após, participam de atividades diversificadas como alfabetização de adultos, artesanato em geral como pintura, tricô, crochê, bordado, trabalho de jardinagem. Às 11h30 é servido o almoço.

Em seguida os idosos têm um momento de descanso, onde podem assistir televisão. Participam ainda de atividades em grupos que são promovidas por assistentes social, psicólogas e pedagogas que participam do programa. Às 15 horas é servido o lanche da tarde e por volta das 17 horas são levados para casa com um veículo próprio da prefeitura. Além das atividades de lazer, recebem atendimento médico e participam dos grupos de hipertensos e diabéticos com palestras e reuniões mensais, além do fornecimento de medicamentos.

O atendimento diário e a convivência, ofertadas no Programa, ajudam a prevenir o isolamento do idoso e a vencerem a depressão. O programa oferta atividades integrativas, promove ações preventivas, assistenciais e de reabilitação, tudo isso acompanhado de profissionais capacitados.