Inaugurado atendimento de adolescentes em situação de risco

A Secretaria de Assuntos Estratégicos (Seae) e a Companhia de Informática do Paraná (Celepar) inauguraram nesta quinta-feira (19), o Telecentro Paranavegar, para os adolescentes atendidos pelo projeto Sinal Verde Para a Educação do Instituto Tecnológico Ambiental do Paraná (Itapar).

Para o secretário Nizan Pereira, de Assuntos Estratégicos, o telecentro do Itapar tem um diferencial em relação aos demais porque contribui para o treinamento e a qualificação profissional de adolescentes que se encontram em situação de risco. “O mais importante é que esse programa tem revelado a disposição da sociedade de se integrar ao governo em ações que visem superar as desigualdades sociais”, disse o secretário.

O presidente da Celepar, Vanderlei Iensen, fez questão de destacar o trabalho do Itapar, no que diz respeito à preservação do meio ambiente como os projetos sociais, como o de recuperação dos adolescentes. “Projetos como esse tem respaldo no Governo e terá a parceria da Celepar”, afirmou Iensen.

Ele destacou a parceria com o Centro Universitário Positivo (Unicenp), Loja Maçônica Bondade e Justiça, Chácara Meninos de 4 Pinheiros, Conselho Comunitário de Segurança do Bairro do Batel e Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG/PR) no projeto Sinal Verde Para a Educação.

Segundo o presidente do Itapar, Acef Said, o telecentro é fundamental para o futuro dos menores assistidos pela entidade, em especial para a oferta de cursos na área de informática. Após a formação profissional eles são encaminhados ao mercado de trabalho pelo programa “Menor Aprendiz” e, em muitos casos, recebem bolsas para ingresso em cursos técnicos ou de nível superior.

A inauguração do telecentro do Itapar faz parte das atividades da Semana de Inclusão Digital promovida pela SEAE e Celepar que termina na próxima terça-feira (24).