Inaugurada segunda fase das obras do Mercado Municipal

Centenas de pessoas acordaram cedo, ontem, para conferir a inauguração da segunda fase das obras de revitalização do Mercado Municipal de Curitiba. Uma solenidade, promovida a partir das 10h30 , marcou as comemorações. Na ocasião, também houve homenagem ao ex-prefeito Saul Raiz, que há 44 anos foi o engenheiro responsável pelas obras do complexo.

O prefeito, Cássio Taniguchi, compareceu às festividades acompanhado da primeira-dama, Marina Taniguchi. Ele conversou com os comerciantes e brindou com cerveja o término das obras. “Freqüento o Mercado Municipal há trinta anos e estou muito feliz com o resultado da revitalização”, declarou. “”O local é um antigo ponto de encontro dos curitibanos e merece ser bem cuidado. A partir de agora, a população terá mais conforto ao fazer suas comprar e os comerciantes irão poder expor de forma muito mais organizada os seus produtos.”

Obra

Segundo a gerente do mercado, Helena Sobania, ontem foram oficialmente entregues as obras realizadas no pavilhão B, que foi aberto novamente ao público há poucos dias. O pavilhão, que tem cerca de 2 mil metros quadrado, tem acesso direto pela Rua da Paz e pela Avenida Sete de Setembro.

Foram realizadas reformas no piso do lugar ? que é mais liso e consequentemente mais fácil de limpar ? na parte hidráulica, no sistema de esgoto e canalização, nas janelas e no forro, que recebeu nova pintura. Também foi aberta uma praça de alimentação no nível superior. “A reforma manteve as características originais do mercado”, afirma Helena. “A diferença é que, agora, os clientes poderão circular por um lugar bem mais limpo, de aparência agradável e melhor ventilado.”

As obras do pavilhão B tiveram início no dia primeiro de novembro e foram concluídas no último dia 15. O pavilhão A, que também passou por um processo de revitalização, foi entregue no final de outubro. No total, investiu-se R$ 2 milhões, com financiamento do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FDU).

A partir de 2003, o Mercado Municipal deve ser incluído no roteiro da Linha Turismo, transformando-se em mais uma atração para quem visita Curitiba. No local podem ser encontradas especiarias raras, frutas, verduras, legumes, produtos importados, doces, salgados, roupas, entre outras mercadorias.

Obras são aprovadas por todos

Cintia Végas

A grande maioria dos comerciantes do Mercado Municipal lutou muito para que as reformas acontecessem.”O mercado está 100% melhor. Foi trabalhoso e cansativo passar pelas reformas, mas valeu a pena”, comentou Marco Ducci, que há 30 anos comercializa produtos para festas e embalagens no lugar.

O comerciante de frutas e verduras, Renato da Siqueira e a vendedora de produtos orientais Rosa Honju concordam. Ambos esperam que o movimento do mercado aumente com as reformas e com a inclusão do local na linha turística de Curitiba. “Muita gente que deixou de freqüentar o mercado vai voltar e muita gente que nunca veio até aqui vai querer vir para conhecer. Estamos muito otimistas e acreditando que nossas vendas vão aumentar”, disseram. Renato trabalha no mercado há oito anos e Rosa há nove.

Clientes

Para os clientes, tudo parecia novidade. Muitos passeavam entre as bancas e elogiavam a organização. “Está tudo arrumadinho e organizado. Assim, fica muito mais fácil encontrar os produtos e muito mais agradável para comprar. Os comerciantes também estão tendo muito capricho com seus boxes”, notou o aposentado Tadao Koarata, freqüentador há 10 anos.

Já a dona-de-casa Tânia Casagrande, que há 20 anos faz compras no mercado, elogiou a higiene. “Está tudo muito limpo e bem iluminado. Há mais espaço entre as bancas para os clientes andarem e muito mais conforto.”

Primeira reforma em 98

Cintia Végas

O Mercado Municipal de Curitiba foi inaugurado no dia 2 de agosto de 1958, , a primeira proposta para a construção de um mercado de frutas e verduras na cidade é de 1820.

Em 1998, houve a primeira grande reforma do local desde sua inauguração. Na época, foram instaladas subestações de energia e medidores individuais nos boxes dos comerciantes.

Atualmente, o mercado conta com 190 lojas e cem bancas. Por dia, recebe em média 2 mil pessoas. Normalmente, funciona das 8h às 18h, de segunda a sábado e domingo das 8 às 12h.

Voltar ao topo