Conscientização

Importância da faixa de pedestres em destaque

O Batalhão de Polícia de Trânsito do Paraná (BPTran) inicia hoje, a partir das 9h, campanha de conscientização sobre as faixas de pedestres. A ideia é realizar o trabalho nos próximos dois meses nos cruzamentos onde há maior ocorrência de acidentes, e também nos locais de desrespeito frequente à sinalização. A conscientização será para motoristas e pedestres.

A ação do BPTran inicia na Rua Doutor Muricy, esquina com XV de Novembro. Porém, os cruzamentos com maior número de acidentes no ano passado foram a Avenida Victor Ferreira do Amaral com BR-476; a mesma avenida com a Brasílio de Lara e a Avenida Sete de Setembro com Mariano Torres. Provavelmente, esses cruzamentos farão parte da campanha nos próximos dias, já que a previsão do BPTran é que pelo menos 50 pontos sejam vistoriados nos dois meses de blitz.

Multas

Ontem, o comandante do BPTran, coronel Loemir Mattos Souza, não concedeu entrevistas. Segundo a assessoria do órgão público, hoje o militar estará na Doutor Muricy, onde vai divulgar números atualizados de atropelamentos nas faixas de pedestres. Os motoristas que forem flagrados cometendo excessos serão multados.

Só para se ter uma ideia, parar com o veículo sobre a faixa de pedestre no semáforo é infração média, dá multa de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira de habilitação. Já deixar de dar preferência ao pedestre na faixa é infração gravíssima. A multa neste caso é de R$ 191,54 e sete pontos na carteira.