Implantado EstaR do lado direito da Visconde de Nácar

A implantação de Estacionamento Regulamentado (EstaR) do lado direito da Rua Visconde de Nácar, no trecho entre a Alameda Carlos de Carvalho e a Rua Vicente Machado, em Curitiba, significou a criação de 12 novas vagas de estacionamento no centro da cidade sem comprometer o fluxo de veículos na rua.

A informação é da Diretran, órgão municipal de trânsito, que faz uma avaliação positiva da implantação do EstaR, que só foi possível porque os motoristas não fazem mais a conversão à esquerda no cruzamento das ruas Visconde de Nácar com Vicente Machado, uma reivindicação de moradores, comerciantes e motoristas que passam pela região.

A proibição não comprometeu o número de faixas de circulação. A partir do cruzamento com a Alameda Carlos de Carvalho, a Rua Visconde de Nácar continua tendo três faixas de circulação. Antes da Carlos de Carvalho, numa pequena quadra da Visconde de Nácar, são quatro faixas, mas apenas para permitir a conversão à direita na Carlos de Carvalho para os veículos que vêm pelas ruas Visconde de Nácar e Fernando Moreira (rua dos chorões).

A conversão à esquerda no cruzamento da Rua Vicente Machado era utilizado pelos motoristas que vinham pela Visconde de Nácar e queriam ir em direção à Praça Osório para contornar a praça e chegar à Rua Voluntários da Pátria ou acessar a Alameda Cabral, e colocava em risco a segurança do trânsito.

Neste ponto a conversão à esquerda era sinalizada como "conversão perigosa" porque o motorista tinha que cruzar a canaleta por onde passam os ônibus biarticulados. A mudança garantiu a segurança de motoristas, pedestres e também dos passageiros das linhas que passam pela pista exclusiva do ônibus.

Pedidos

A proibição da conversão à esquerda foi solicitada várias vezes por moradores, comerciantes e motoristas que passam pela região. Essa conversão deixava o trânsito lento porque os carros formavam uma fila na faixa da esquerda, provocando congestionamentos e aumentando os riscos de acidentes.

Dados da Rádio-Trânsito da Diretran mostram que desde a implantação das mudanças não houve acidentes nesse ponto. Uma pesquisa feita pela Diretran revelou que o fluxo de veículos nesse cruzamento é de 3.350 carros por hora nos horários de pico. Só na Visconde de Nácar são 1.942 carros por hora. Destes, 164 faziam a conversão à esquerda, número considerado alto pelos técnicos do órgão municipal de trânsito.

Proibições à esquerda têm sido implantadas pela Diretran em vários pontos da cidade para garantir mais segurança no trânsito. Os técnicos da Diretran lembram aos motoristas que as mudanças são importantes para a segurança do trânsito.

A mudança já está em vigor há quase um mês e os motoristas que vêm pela Visconde de Nácar e querem seguir pela Vicente Machado em direção à Praça Osório fazem o "P" mantendo a pista da direita na Visconde de Nácar para entrar na Rua Comendador Araújo, seguir pela Rua Visconde do Rio Branco e acessar a Rua Vicente Machado entrando à direita para ir em direção à Praça Osório.

Voltar ao topo