Novidade

Implantação de binário no litoral pra desafogar trânsito em Pontal é anunciada por Richa

Foto: Divulgação

O Governo do Estado vai implantar um binário em Pontal do Paraná, no Litoral do Estado, para desafogar o trânsito na entrada do município. Na temporada, há filas de até 3 horas. A obra foi anunciada pelo governador Beto Richa nesta sexta-feira (19), no mesmo evento em que ele entregou a terceira etapa do programa de expansão do saneamento em Pontal do Paraná e Matinhos.

Richa afirmou que o investimento se soma a aportes intensos feitos pelo Governo do Estado na região. “Há investimentos em todas as áreas”, afirmou ele. “Todas as obras são planejadas levando em consideração a preservação do ambiente em que vivemos e com inclusão social para o crescimento da cidade, geração de emprego e renda e melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirmou o governador.

O binário desafogará o trânsito no entrocamento da PR-407 (rodovia que liga a BR-277 ao município) com a PR-412. Com custo estimado é de R$ 7 milhões, o binário será feito em um trecho de 2,1 quilômetros, entre a interseção com a PR-407 e a Rua Romário Martins, no balneário Praia de Leste.

Após a obra, a PR-412 passará a ter duas pistas em sentido único (da PR-407 até a Rua Romário Martins). No sentido oposto, o retorno em direção à PR-407 será feito pela Rua Iguaçu, também com pista dupla.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Ciclovia e calçamento

O projeto do binário prevê a recuperação do pavimento existente na PR-412, recuperação e melhoria da sinalização viária, ciclovia, calçamento e estacionamento na rodovia que cruza o município, além da implantação dos mesmos recursos na Rua Iguaçu. Um convênio com a prefeitura autoriza o Estado a realizar os serviços nas vias municipais.

“Há muito congestionamento na chegada a Pontal do Paraná. O binário resolverá os congestionamentos para quem chega de Paranaguá, sentido Praia de Leste. É uma melhoria principalmente para a época de verão, quando dá este congestionamento muito grande neste ponto da rodovia”, disse o diretor-geral do DER-PR, Nelson Leal Junior. Ele informou que a previsão é iniciar a licitação e começar a obra efetivamente em abril ou maio deste ano.

Acostamentos

Outra melhoria na PR-412 que foi antecipada é a implantação de acostamentos (inexistentes), recape da pista e sinalização entre os balneários de Shangri-lá e Pontal do Sul, totalizando 7,8 quilômetros. Este edital deve ser lançado pelo DER até o final deste mês de janeiro, com investimento previsto de R$ 16,1 milhões.