Imagem de padroeira faz peregrinação pelo Paraná

O Paraná é o único estado brasileiro que tem uma padroeira oficializada pelo Vaticano. Porém, ainda são muitos os paranaenses que desconhecem a história de Nossa Senhora do Rocio, cujo santuário fica localizado na cidade de Paranaguá, no litoral. Para mudar essa realidade, a imagem da Virgem inicia hoje – por Umuarama, na região norte – uma peregrinação pelo Estado. A idéia é de que, até o final de 2008, a padroeira visite algumas paróquias em todos os 399 municípios existentes.

?A cada dia, a devoção a Nossa Senhora do Rocio cresce no litoral e em regiões próximas. Entretanto, em algumas partes do Paraná, como no norte, a padroeira ainda não é tão conhecida. Com a peregrinação, queremos fazer um resgate histórico da devoção, atingindo tanto adultos quanto crianças?, diz o reitor do Santuário, padre Joaquim Parron.

Essa será a terceira vez que acontece a peregrinação. A primeira ocorreu em 1964 e a segunda entre os anos de 1998 e 2000. As atividades serão conduzidas por Parron, na companhia do padre Luiz Langer, que também atua no Santuário. Irão envolver missas, procissões e carreatas.

Na região de Umuarama, a imagem também deve visitar os municípios de Tabira (que assim como o Paraná, tem Nossa Senhora do Rocio como padroeira), Nova Olímpia, São Jorge do Patrocínio e Esperança Nova. Por Curitiba, deve passar entre o final do mês de abril e o início de maio. Da capital, irá para a região de Guarapuava.

Voltar ao topo