Idosos estão voltando a trabalhar

A grande maioria dos paranaenses acima de 60 anos (86,7%) está voltando a trabalhar ou nunca saiu da ativa. O dado é da pesquisa realizada pelo Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi). Segundo o levantamento, 63,4% dos idosos trabalham sem carteira assinada e 48,8% desenvolvem atividades domésticas e pertencem a faixa etária entre 60 e 74 anos. Apenas 29% da população com mais de 60 anos não tem nenhuma ocupação produtiva.

“Os idosos estão trabalhando porque precisam complementar suas aposentadorias. Muitas vezes são eles que sustentam a casa e seus familiares”, relata Aldaci Capaverde, presidente do Cedi. Em relação a renda, 56,5% das pessoas acima de 60 anos que trabalham recebem até um salário mínimo e 84% deles moram com a família. “Outra situação bastante comum é a do idoso que quer se sentir ativo e volta a trabalhar”, diz Aldaci.

Daura Carneiro tem 63 anos e está no segundo ano do curso de jornalismo da Unibrasil. Ela voltou a estudar porque seu filho abriu uma empresas de comunicação e a convidou para trabalhar com ele. “Meu filho me estimulou a enfrentar o vestibular”, conta Daura. No início, ela trabalhava como secretária na empresa do filho. Depois, tornou-se contato publicitário e agora atua como repórter e fotógrafa do jornal Viver.

Daura já é aposentada, trabalhou como professora do ensino fundamental e como técnica do INSS. “O pior momento para mim foi quando me aposentei, sentia-me inútil, ficava somente em casa. Quando surgiu a oportunidade de voltar a trabalhar, minha vida tomou um novo rumo”, comenta a futura jornalista.

A aposentada acredita que os idosos devem preencher o tempo livre com diversas atividades. “Os filhos e netos tem seus afazeres diários e acabam não tendo tempo para se dedicarem aos pais e avós. Acho que os idosos devem parar de choramingar e participar de projetos voltados a terceira idade porque, quando as pessoas estão na ativa, não ficam velhos”, ensina Daura.

Voltar ao topo