Idosos devem revalidar cartão de vale-transporte

Pessoas com 65 anos ou mais que tenham feito o cartão vale-transporte nos meses de março, abril, maio e junho do ano passado devem revalidá-lo até o fim do mês. O cartão dá direito à gratuidade na utilização do transporte coletivo de Curitiba e permite que os idosos entrem no ônibus pela porta da frente e passem pela catraca, como todos os outros passageiros.

A renovação pode ser feita das 8h30 às 17h, nas Ruas da Cidadania da Praça Rui Barbosa (Matriz), Boa Vista, Carmo, Pinheirinho e Fazendinha. “A revalidação do cartão é anual e garante segurança e controle na utilização do sistema”, diz o gerente de fiscalização e controle do transporte coletivo da Urbs, Edson Luiz Berleze. “É rápida e simples, durando menos de cinco minutos.”

Para revalidar o cartão, os idosos devem portá-lo e à carteira de identidade. Quem trocou de endereço recentemente deve levar um comprovante de residência. Segundo Edson, a partir do próximo mês, quem não comparecer às ruas da cidadania verá no validador presente nos ônibus que seu cartão está vencido. Depois de vencido, o cartão ainda pode ser utilizado por mais dez vezes. Após, a catraca não será liberada.

“O idoso que não renovar o cartão poderá continuar andando gratuitamente de ônibus mediante apresentação da carteira de identidade, porém não poderá passar pela catraca”, informa. “Para que haja mais comodidade, aconselhamos todos a fazerem a revalidação.”

A Urbs calcula que cerca de 45 mil idosos usuários do transporte coletivo de Curitiba estejam entrando nos ônibus com o cartão vencido.Dos 62.800 idosos que fizeram o cartão nos meses de março, abril, maio e junho do ano passado, apenas 17.800 já o revalidaram.

Voltar ao topo