Idosos aguardam a vez na
Rua da Cidadania da Matriz.

Encerra-se no próximo dia 31 o prazo para que os idosos com 65 anos ou mais façam seus cartões do vale-transporte em Curitiba. Apesar de faltar mais de uma semana, as Ruas da Cidadania com postos da Urbs ? empresa que gerencia o transporte coletivo na Região Metropolitana ? têm amanhecido com diversos velhinhos na fila. Eles chegam cedo e algumas vezes levam mais de duas horas para serem atendidos. Ainda assim, muitos se mostram conformados com a situação.

A aposentada Gema Menegon Martini, de 68 anos, que ontem chegou no posto da Rua da Cidadania Matriz (Praça Rui Barbosa) às 8h e pegou a senha de número 129, disse que o jeito é agüentar. “Preciso fazer a carteirinha, porque uso bastante o transporte, mas sei que vou ter esperar, pois são quase 9h e ainda está na senha 16”, lamentou. Já o aposentado Antônio Cabreira, 65, que chegou por volta das 8h30, foi informado que novas senhas seriam distribuídas somente às 10h30. Por isso, retornaria mais tarde.

Sofia Vasco, 69, que já fez a carteirinha outro dia, conta que chegou no posto da Urbs às 12h30 e só saiu às 17h. Apesar da demora, ontem, ela enfrentou novamente a fila, mas desta vez para fazer companhia à amiga Leomara Alessi Bell, 81, que chegou às 7h30 e, às 9h, ainda não tinha sido atendida.

Os cartões estão sendo feitos desde meados de março. A carteirinha é gratuita e dá direito aos idosos de usarem o transporte coletivo. A meta da Urbs é até o fim do mês cadastrar 63 mil idosos. Até agora, 57 mil já receberam as carteirinhas.

Depois, a Urbs vai iniciar o credenciamento dos outros usuários que têm direito à gratuidade, como portadores de necessidades especiais e os seus acompanhantes. Para fazer o cadastramento o idoso precisa apresentar a carteirinha de identidade e informar o seu endereço. As Centrais de Cadastramento nas Ruas das Cidadania funcionam das 8h30 às 17h00 de segunda a sexta-feira, entregando de trezentas a quatrocentas senhas por dia.

continua após a publicidade

continua após a publicidade