enkontra.com
Fechar busca

Paraná

Idosos carentes ganham curso de alfabetização

  • Por Jornalista Externo

Cerca de cinqüenta idosos carentes vêm sendo alfabetizados em curso promovido pela Paróquia da Barreirinha, zona norte de Curitiba. Eles também contam com aulas de corte, costura e artesanato, além de receber uma cesta de alimentos a cada quinze dias.

A coordenadora do curso, Mônica Cristina Costa, trouxe essa iniciativa de Votorantim (SP), sua cidade natal. “Não consigo ficar parada, considero um dever ajudar a nossa comunidade”, diz. Mônica contou com o apoio do padre Leocádio, que após longo convívio com a comunidade pobre, percebeu que muitas senhoras vinham pedir ajuda para escrever cartas ou ler documentos. “Percebemos a vontade delas de serem alfabetizadas”, lembra.

A dona-de-casa Cecília Ferreira, de 75 anos, é uma das alunas mais velhas. Ela soube do curso por meio de amigas que freqüentam a paróquia, e gostou tanto que agora leva a irmã consigo. As aulas começaram no dia 11 de março, ocorrendo uma vez por semana. No momento existem duas turmas, uma mais avançada às quartas-feiras e a outra de iniciantes às terças-feiras. É o caso de dona Cecília, que só pretende deixar o curso quando aprender de fato a ler e escrever. “Até agora já aprendi um montão de letrinhas”, comemora, entusiasmada.

O cursos são ministrados no salão paroquial por voluntários ligados à paróquia. São cerca de trinta professoras para os cursos de corte, costura, pintura e artesanato, e outras cinco para a alfabetização. Segundo Mônica Cristina Costa, este último curso fez tanto sucesso que a cada semana mais senhoras e até jovens sem oportunidade aparecem para estudar. Nenhum diploma é ofertado, no entanto serve como um bom preparatório para as pessoas que depois desejem fazer o supletivo. O curso não tem uma duração definida. “Enquanto houver gente querendo estudar as aulas vão continuar”, afirma o padre Leocádio.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas