Idosos carentes ganham curso de alfabetização

Cerca de cinqüenta idosos carentes vêm sendo alfabetizados em curso promovido pela Paróquia da Barreirinha, zona norte de Curitiba. Eles também contam com aulas de corte, costura e artesanato, além de receber uma cesta de alimentos a cada quinze dias.

A coordenadora do curso, Mônica Cristina Costa, trouxe essa iniciativa de Votorantim (SP), sua cidade natal. “Não consigo ficar parada, considero um dever ajudar a nossa comunidade”, diz. Mônica contou com o apoio do padre Leocádio, que após longo convívio com a comunidade pobre, percebeu que muitas senhoras vinham pedir ajuda para escrever cartas ou ler documentos. “Percebemos a vontade delas de serem alfabetizadas”, lembra.

A dona-de-casa Cecília Ferreira, de 75 anos, é uma das alunas mais velhas. Ela soube do curso por meio de amigas que freqüentam a paróquia, e gostou tanto que agora leva a irmã consigo. As aulas começaram no dia 11 de março, ocorrendo uma vez por semana. No momento existem duas turmas, uma mais avançada às quartas-feiras e a outra de iniciantes às terças-feiras. É o caso de dona Cecília, que só pretende deixar o curso quando aprender de fato a ler e escrever. “Até agora já aprendi um montão de letrinhas”, comemora, entusiasmada.

O cursos são ministrados no salão paroquial por voluntários ligados à paróquia. São cerca de trinta professoras para os cursos de corte, costura, pintura e artesanato, e outras cinco para a alfabetização. Segundo Mônica Cristina Costa, este último curso fez tanto sucesso que a cada semana mais senhoras e até jovens sem oportunidade aparecem para estudar. Nenhum diploma é ofertado, no entanto serve como um bom preparatório para as pessoas que depois desejem fazer o supletivo. O curso não tem uma duração definida. “Enquanto houver gente querendo estudar as aulas vão continuar”, afirma o padre Leocádio.

Voltar ao topo