Colombo

Idoso quase morre ao tentar apagar fogo em casa

Um homem, de 74 anos, teve cerca de 60% do corpo queimado em incêndio na casa dele, na Vila Zumbi dos Palmares, em Colombo, na tarde de ontem. Ele foi encaminhado em estado gravíssimo ao Hospital Evangélico. Testemunhas disseram que houve explosão em um botijão de gás e o idoso teria tentado removê-lo para evitar que o fogo se alastrasse.

Quando os bombeiros chegaram à casa da vítima, na Rua Aleixo Schluga, segundo o tenente Siloto, do 7.º Grupamento, o incêndio já tinha sido controlado por vizinhos. Aproximadamente 4 metros quadrados da residência foram danificados pelo fogo. “Os vizinhos que combateram o incêndio e retiraram a vítima do interior da edificação”, contou o tenente. O idoso sofreu queimaduras de segundo e terceiro graus. Ele estava sozinho em casa e pediu ajuda à vizinhança.

Testemunha

O tenente afirmou que não foi possível estabelecer as causas do incêndio, pois o idoso não tinha condições de relatar o que aconteceu. No entanto, o proprietário do bar ao lado da residência, Domingos Gonçalves, que foi uma das pessoas que ajudou a prestar socorro à vítima, disse que Dércio contou que estava fazendo contas, quando o botijão de gás começou a pegar fogo.

Domingos acredita que o gás estava vazando e a faísca de uma lâmpada iniciou as chamas. “Ele tentou tirar o botijão da cozinha e tentou apagar o fogo com a cortina, por isso se queimou. Nós levamos o extintor e arrastamos ele de lá”, relatou. Dércio é viúvo e mora sozinho.

Cuidados

O tenente Siloto repassou alguns cuidados para evitar incêndios. “Cuidar com fiação elétrica, com o uso de gás e de velas. Também com cobertores elétricos, que causam bastante incidência de incêndios. E, principalmente em residências de madeira, é preciso ter cautela com o uso do fogo no interior dessas casas”, comentou.