Drama

Idoso já está há nove meses sem dormir

Morador do bairro Santa Rita de Cássia, em Campina Grande do Sul, Elízio Pereira de Oliveira, de 62 anos, vive um drama. O ex-porteiro, aposentado por invalidez depois de ter sofrido um AVC (acidente vascular cerebral), sofre de apneia e não consegue dormir há aproximadamente nove meses.

Com frequente falta de ar, Oliveira corre o risco de dormir e morrer. A única solução seria a adaptação do aparelho CPAP. Porém, vivendo de forma humilde ao lado da esposa e de dois filhos, de 7 e 10 anos, o aposentado não tem condições de adquirir o equipamento, que custa em torno de R$ 4 mil. “Quando deito e durmo, parece que não vou voltar. Tenho medo de dormir e a única saída para mim é ficar sentado na varanda da minha casa, mesmo no frio”, diz. “Espero ter esse aparelho o quanto antes. Ainda tenho esperança.”

Dificuldades

Exame feito em abril revelou que em uma hora de sono ele consegue dormir apenas oito minutos. Os médicos constataram ainda que, sem o aparelho, pode haver sobrecarga no aparelho cardiovascular, risco elevado de hipertensão arterial e infarto do miocárdio. Por causa do AVC, Oliveira tem dificuldades para falar e se locomover. A esposa Claudenice Rodrigues, 47, fica 24 horas à disposição do aposentado, principalmente para que se mantenha acordado. Ela foi também a responsável por tentar conseguir o CPAP para o marido. “Ele era esperto. Agora, a vida dele acabou. É muito difícil ver meu marido sentado dia e noite na varanda. Tenho que cuidar dele. Se ele dormir, pode morrer”, conta. A história de Oliveira comove moradores do bairro. Uma das vizinhas, que não quis se identificar, ajuda Claudenice a cuidar do aposentado. “É deprimente ver ele sentado ali o tempo todo”, comenta.

Promessa de ajuda

Claudenice Rodrigues conseguiu a declaração médica constatando os problemas do seu marido no dia 14 de maio e, desde então, aguarda definição da Secretaria da Saúde (Sesa) para aquisição do aparelho. O pedido foi encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande do Sul e repassado à 2.ª Regional de Saúde do Estado. De acordo com a assessoria de imprensa da Sesa, o processo de compra está acontecendo e a regional vai entrar em contato com o paciente no começo da semana que vem para dar o devido encaminhamento do pedido.

Médico aponta sérios riscos

Sem poder dormir, Elízio Pereira de Oliveira já está sofrendo com a apneia. Segundo o médico neurologista Marco Antonio Teixeira da Silva, ficar tanto tempo sem dormir pode acarretar sérios problemas de saúde. A diminuição da imunidade pode causar o esgotamento físico e também aumento da ansiedade, hipertensão arterial, além de doenças psicossomáticas (gastrite, enxaqueca e fibromialgia). Para o especialista, a melhor indicação para amenizar o sofrimento do aposentado é o tratamento com o CPAP. “Este aparelho aumenta o fluxo positivo de ar durante a noite e facilita a respiração do paciente. Para o caso dele, acredito que seja a única saída”, enfatiza.