Idosa de 70 anos cria 48 cães em sua casa na RMC

A prefeitura de São José dos Pinhais notificou uma moradora do bairro Cidade Jardim, de 70 anos, que tinha 48 cães em casa. Ela foi alvo da ação conjunta das secretarias municipais do Meio Ambiente, Saúde, Assistência Social e Segurança para orientar pessoas que recolhem grande número de animais. Não foi encontrado nenhum animal doente, mas havia problema de higiene.

Pela ação da prefeitura, todos os machos da casa serão castrados. Além disso, recebem vacinas, antipulgas, vermífugos e o apoio das entidades protetoras de animais, que se comprometeram a ajudar a encaminhar os bichos para a adoção. A moradora aceitou levar dois cachorros por semana para castração, até que na casa esteja somente com dez animais.

Criadouro

Os cachorros encontrados num criadouro irregular, no Capão Raso, há cerca de um mês, serão encaminhados para adoção. Em audiência judicial, o proprietário do canil clandestino abriu mão dos animais. Ele foi autuado e multado pela prefeitura e pode responder a ação penal, caso seja flagrado novamente cometendo maus-tratos a animais.

De acordo com Soraya Simon, presidente da Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba, alguns cães morreram por causa das condições em que viviam, mas restaram 53, que serão castrados e encaminhados para adoção.

Cinco animais, que não foram recolhidos do local, continuarão com o dono, mas já foram providenciadas adequações na casa para melhorar o tratamento dado a eles.