IBGE confirma o Paraná como maior produtor de grãos

O novo levantamento sistemático da produção agrícola nacional, divulgado segunda-feira (08) pelo IBGE, confirma a posição do Paraná como o maior produtor de grãos do país. Responsável por 21,1% da produção nacional, com 31,32 milhões de toneladas de grãos, o Estado está à frente de grandes produtores como Mato Grosso (19,7%), do Rio Grande do Sul (15,6%), e de Goiás (9,1%).

Enquanto o Brasil teve um crescimento de 9% em relação à safra passada, passando de 133,1 milhões de toneladas para 145,1 milhões de toneladas, o Paraná registrou um aumento de cerca de 5,7%, de 29,6 milhões de toneladas para 31,32 milhões de toneladas.

Para o secretário da Agricultura, Valter Bianchini, esta posição deverá se manter também na safra 2008/09, uma vez que os primeiros levantamentos apontam um crescimento de 2,7% em relação à safra 07/08 só com a produção de grãos de verão.

“Nesta safra o Mato Grosso produziu pouco menos que o Paraná, mas para a próxima vai ter dificuldade para ampliar sua área em função dos custos de insumo e da logística de fretes, o que favorece o Paraná a continuar na liderança”, explica o secretário.

A área plantada deverá alcançar 5,68 milhões de hectares, uma leve alta de 0,6% em relação à área cultivada no ano passado, que foi de 5,64 milhões de hectares.

Conforme o IBGE, o Paraná é líder na produção de milho, trigo, feijão da primeira safra e o segundo maior produtor de soja do País. A colheita de milho safrinha está em andamento e a estimativa de safra aponta para uma produção de 5,5 milhões de toneladas que, somando ao milho da 1ª safra, pode chegar a um volume de 15,21 milhões de toneladas.

Trigo

A produção de trigo também foi reavaliada. A área plantada foi maior do que a esperada, passando de 1,09 milhão de hectares na previsão anterior para 1,11 milhão de hectares na estimativa atual. O clima favoreceu o aumento da produtividade e a produção tende a ser elevada para 2,9 milhões de toneladas, que é 2,4% acima da estimativa anterior e 50% maior em relação à produção do ano passado, quando foram colhidas 1,92 milhão de toneladas no Estado.

Soja

A produção de soja, também já concluída, é recorde e resultou num volume de 11,9 milhões de toneladas, um ligeiro acréscimo de 0,2% sobre a produção do ano passado que foi de 11,87 milhões. O Paraná é o segundo maior produtor do grão (19,8% da produção nacional). Só perde para o Mato Grosso, que responde por 29,8% da produção.

Feijão

A produção nacional de feijão, considerando as três safras do produto, é estimada em 3,5 milhões de toneladas. Enquanto na primeira e na segunda safra foi registrada redução nos Estados de Pernambuco, do Piauí, do Rio de Janeiro, da Bahia e do Mato Grosso do Sul, com quedas entre 4% a 15%, o Paraná teve variação positiva.

O volume colhido foi 1,5% em relação ao ano passado em função da expansão de 40% na área plantada. Foram colhidas 769 mil toneladas de feijão, produção recorde para o período no Paraná.

Café

Enquanto a avaliação para a produção nacional de café indica uma colheita de 46,3 milhões de toneladas, no Paraná a expectativa é de uma produção de 149 mil toneladas, que corresponde a um aumento de 53% sobre a produção do ano passado, que foi de 97.389 toneladas.

Na avaliação do secretário Valter Bianchini, o clima favorável durante o desenvolvimento da safra e os bons preços que os principais produtos agrícolas vêm atingindo no mercado estão impulsionando o aumento de área plantada. “Aliado a esse fator, o aumento de tecnologia nas lavouras está produzindo uma safra recorde que, com certeza, vamos repetir na safra 2008/09”, destacou o secretário.