Ibama mantém alerta no parque de Ilha Grande

Mesmo com o fim do incêndio que atingiu áreas de várzea do Parque Nacional de Ilha Grande, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) e as brigadas comandadas pelo Corpo de Bombeiros de Umuarama mantêm o estado de emergência em toda a região. Uma operação de vigilância foi mobilizada para combater qualquer novo incêndio que possa aparecer nos próximos dias.

Ontem ainda havia um incêndio na Ilha Bandeirante, a segunda maior do parque, onde mil hectares já foram atingidos pelo fogo. A Ilha Grande ainda não

foi afetada, mas continua muito vulnerável devido ao clima seco e quente desta época. O Ibama deslocou técnicos e fiscais para a região. “Nós vamos permanecer em vigilância o tempo que for preciso para garantir o patrimônio natural do Parque Nacional”, garantiu Marino Gonçalves, gerente-executivo do Ibama no Paraná.

Ele lembra que o governo federal está aberto ao diálogo com a população ribeirinha, procurando mostrar que os prejuízos com os incêndios acabam sendo de todos, principalmente daqueles que moram na região – os que poderiam se beneficiar com as alternativas econômicas que a visitação e o ecoturismo podem trazer. “A morte de animais pela ação do fogo, como vimos ontem (anteontem) não podem ser mais admitidas pelas pessoas. Precisamos que todos se integrem ao Ibama na proteção do meio ambiente, garantindo assim a qualidade de vida no campo e nas cidades”, afirmou.

Voltar ao topo