Iapar apresenta duas novas variedades de mandioca

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) realiza nesta quarta-feira (11) em Marechal Cândido Rondon, Oeste do Estado, o 9.° Dia de Campo da Mandioca. São esperados 800 professores e estudantes, agricultores e agrônomos que trabalham na região.

Segundo o pesquisador Mário Takahashi, serão apresentados resultados da pesquisa na base náutica do município, feita em parceria com a Associação Técnica das Indústrias de Mandioca do Paraná (Atimop) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Entre os destaques estão duas novas cultivares de mandioca, IPR União e IPR Upira.

Takahashi salienta que a IPR União produz em torno de 20% mais amido que a média das outras variedades, o que pode representar ganhos na comercialização de até 30%. Takahashi afirma também que a linhagem é considerada tardia, porque o ideal é que seja colhida entre 15 e 24 meses após o plantio. “A União produz praticamente a mesma quantidade que outras variedades. Mas como o mais importante é o teor de amido, ela cumpre bem o seu papel”.

Alimento

A IPR Upirá, tem o nome indígena que significa alimento e leva em torno de 20 minutos para cozinhar, quando a média é de 30. “O consumidor sempre prefere a variedade que fica pronta mais rápido”, salienta o pesquisador. Takahashi explica que a Upira tem alto teor de carotenóides, precursor da vitamina A. “Não podemos comparar com outros alimentos, como a cenoura, mas essa mandioca poderá suprir parte das necessidades diárias de ingestão dessa vitamina”.

O agricultor poderá colher a mandioca Upirá um ano após o plantio, quando a maioria dos produtores já colheu e vendeu a produção. “Isso pode possibilitar preços melhores na comercialização, já que a oferta do produto será bem menor”, diz o pesquisador. As duas linhagens ainda estão em fase de registro no Ministério da Agricultura. A expectativa é que até o fim do ano elas sejam lançadas.

Além de novas cultivares, os participantes também vão receber informações sobre adubação e controle de pragas e plantas daninhas. No final do dia de campo está prevista uma atividade recreativa. Um arrancadão de mandioca vai definir quem arranca um pé de mandioca em menos tempo e com maior peso. As inscrições são de graça e podem ser feitas pouco antes de o evento começar.