IAP embarga loteamento em Almirante Tamandaré

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) embargou ontem a construção de um loteamento em Almirante Tamandaré. Segundo o chefe do IAP da Região Metropolitana, José Carlos Diana, o proprietário não tinha a licença de instalação necessária para começar as obras. 25 pinheiros já haviam sido cortados no local com autorização da prefeitura daquela cidade.

José Carlos explica que o proprietário José Luís Mugiati Filho tinha apenas a licença prévia para construir o loteamento. Ele deu entrada ao pedido de licença de instalação, mas está parado devido à falta do documento que desvincula a área do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), já que o local é considerado zona rural. Só com a apresentação de todos os documentos exigidos, os técnicos do IAP começam a estudar o projeto, verificar a viabilidade e determinar possíveis alterações para a construção do empreendimento.

Diana explica que o proprietário tinha autorização da prefeitura da cidade para cortar as árvores. Agora o IAP está procurando uma forma para que os danos ambientais sejam reparados. Uma delas pode ser o plantio de outras araucárias. O órgão está estudando o caso para verificar quais as outras medidas a serem tomadas. Segundo o proprietário do terreno, José Luís Mugiati, eles tinham autorização para cortar 50 pinheiros.

Voltar ao topo