IAP contém vazamento de óleo diesel

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente, por meio de técnicos do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) acompanhou no fim de semana o processo de contenção de aproximadamente 7 mil litros de óleo diesel, que alcançaram o Rio Guabiroba e a represa localizada no entorno do Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa.

O vazamento é resultado de acidente com um caminhão na Rodovia BR-376) na altura do quilômetro 517, por volta das 14h de sábado, em frente ao Posto Panorâmico, região de Ponta Grossa. O acidente foi causado pelo caminhão placa APC-0390, de São José dos Pinhais, dirigido por Daniel Teodoro, de 29 anos. Segundo a concessionário Rodonorte, Daniel teria perdido o controle do veículo no trecho. O caminhão, que levava 25 mil litros de óleo, tombou no canteiro central e uma das comportas abriu-se. O motorista morreu no local. Há a hipótese de que o caminhoneiro tenha sofrido um infarto.

De acordo com o escritório regional do IAP de Ponta Grossa, cerca de 3.500 dos 7 mil litros já foram retirados do local. Os técnicos do IAP trabalharam até às 2h de ontem, sem auxílio da empresa responsável pelo transporte da carga. O caminhão é de propriedade do Posto e Churrascaria de Bortoli, da bandeira Esso. O IAP autuou a transportadora em R$ 35 mil por dia até cessar o dano, na seqüência a distribuidora Esso e demais envolvidos serão responsabilizados e autuados, incluindo o receptor da carga.

“Este fato demonstra que as empresas que transportam carga perigosa não estão preparadas para atender e prevenir um acidente como este”, afirmou o presidente do IAP, Rasca Rodrigues.

O IAP iniciou o processo de retirada do combustível que ainda estava no tanque do veículo. Foram colocadas bóias de contenção e serragem no local do acidente para absorção do produto. O prazo para absorção do líquido é de 48 horas.

Os técnicos que estiveram no local disseram que os danos ambientais só poderão ser dimensionados após o laudo que vai embasar a autuação e multa dos envolvidos no acidente. O laudo deverá descrever se houve contaminação do solo, da água, fauna e flora na região e será apresentado em duas semanas.

Voltar ao topo