IAP apreende redes de pesca de arrasto durante fiscalização no Litoral

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) promoveu na quarta-feira (16) blitz de fiscalização para coibir a pesca predatória no litoral do Estado. Trinta e duas embarcações foram abordadas nas praias de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba ? o que resultou na apreensão de 13 redes e dez portas de arrasto (material que permite a abertura da rede no fundo do mar). Também participaram da ação integrantes do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde, Capitania dos Portos e Polícia Federal.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, as fiscalizações integradas já apresentam reduções nas notificações e apreensões. ?Felizmente estamos atingindo nosso objetivo que é inibir a prática da pesca predatória. Podemos perceber nestas últimas ações que o número de material recolhido diminui a cada nova vistoria?, comentou. ?Nesta última, por exemplo, nenhum material usado para a pesca de arrasto foi apreendido em Pontal e Guaratuba onde sempre há um grande número de embarcações?, acrescentou.

Além das apreensões, cinco embarcações foram notificadas porque estavam a menos de uma milha da costa. ?As embarcações devem respeitar a distância de uma milha da costa da praia – cerca de 1.800 metros de distância ? para não interferir no espaço dos banhistas e de reprodução das espécies?, explicou o presidente do IAP, Vitor Hugo Burko.

As operações estão sendo realizadas constantemente, em horário e locais alternados, com o objetivo de inibir a prática, segundo a chefe do escritório regional do IAP em Paranaguá, Noele Saborido. Ela ainda informou que o valor da multa para o descumprimento da legislação ambiental é a partir de R$ 700 e mais R$ 10,00 por quilo de pescado apreendido. ?Além disso, os materiais usados para a pesca são confiscados?, concluiu.

Denúncias relacionadas à pesca predatória e outras irregularidades ambientais mais informações devem ser comunicadas por meio (41) 3422-8233 (do Escritório Regional do IAP no Litoral) ou e disque Força Verde ? 08006430304.

Voltar ao topo