IAP apreende madeira em ocupação de sem-terra

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Polícia Florestal apreenderam no fim de semana motoserras, tratores de esteira, caminhões e toras de araucária numa área ocupada por sem-terra na localidade de Guará, a 20 km de Guarapuava, Centro-Sul do Estado.

A área, de 1.852 hectares, localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Esperança, foi desapropriada há dois anos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) sem autorização do IAP. O local é composto por floresta de araucária natural. A área é ocupada por aproximadamente setenta famílias.

“Além de estar dentro de uma Área de Proteção Ambiental, o local é cabeceira de um manancial de abastecimento público, o que inviabiliza assentamentos”, explica o presidente do IAP, Mário Sérgio Rasera.

Durante o trabalho de fiscalização foram apreendidos duas motoserras, quatro tratores de esteira e três caminhões, sendo que um deles carregado com toras de pinheiro. Os equipamentos estão apreendidos e depositados no posto da Polícia Rodoviária Federal, na BR-277, em Guará.

Na área, os fiscais do IAP encontraram também duzentos metros cúbicos de araucárias já serradas e 900 palanques de imbuia. Nove pessoas foram detidas e vão responder por crime ambiental, de acordo com a lei 9.605/98. Os termos de apreensão serão encaminhados ao Ministério Público, para providências criminais.

Voltar ao topo