IAP acompanha derramamento de óleo na 376

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), por intermédio de técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), atendeu a um vazamento de 27 mil litros de óleo de soja, anteontem, na Serra do Cadeado. O acidente ocorreu por volta das 7h, no quilômetro 303, da Rodovia do Café (BR-376), sentido de Mauá da Serra a Ortigueira, e foi provocado pelo tombamento de uma carreta, placas HQG 6428, de Campo Grande (MS), numa curva acentuada.

O produto era transportado pela Transportes Buritana. A carga pertencia à Cargill Agrícola e seguia de Três Lagoas (MG) para o porto de Paranaguá.

O tombamento matou o motorista Élcio Ludovico Maestri, de 31 anos, que perdeu o controle ao bater na proteção da pista pelo lado esquerdo. O óleo correu pela canaleta da rodovia e escorreu para o fundo do vale. O local fica a jusante de uma nascente d?água. O produto ficou depositado em uma área de aproximadamente 100 metros quadrados, onde deverá ocorrer infiltração natural, já que se trata de um local baixo com plantação de pinus e não há umidade.

Técnicos do IAP de Ivaiporã realizaram a coleta do material que será encaminhado para Londrina para realização de análises e verificação de risco de contaminação do lençol freático.

Voltar ao topo