Hospital Universitário do Oeste do Estado tem taxa baixa de infecção

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná, em Cascavel, registrou nos últimos seis meses taxa média de infecção hospitalar de 3,03% para mil altas obstétricas. Este índice está abaixo das estatísticas nacionais que revelam dados de 2,4 a 7,6% em diferentes regiões do País A média de gestantes atualmente atendidas no HU é de 302 por mês. “Temos Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e CCIH Comissão de Controle de Infecção Hospitalar atuantes”, diz a médica Infectologista Carla Sakuma de Oliveira Bredt.

A Comissão é composta por médicos e enfermeiros que cuidam de todos os fatores de risco para minimizar a ocorrência das infecções. Segundo Carla Bredt as infecções hospitalares são evitadas ao máximo, pois o HU obedece rigorosamente às normas do Ministério da Saúde.

As infecções provocam conseqüências graves para as pacientes e pode até provocar a morte. Além disso, prolongam o tempo de internação e elevam os custos. “A infecção hospitalar em obstetrícia pode ocorrer em paciente após o parto decorrente do procedimento realizado e também na incisão cirúrgica superficial ou profunda, infecção nas mamas e sistêmicas como a de corrente sanguínea”, explica Carla.