Hospital Universitário de Maringá precisa de doações de leite

O banco de leite do Hospital Universitário (HU) de Maringá está necessitando de doações. Durante o mês de março, a quantidade de leite materno diminuiu pela metade e o banco não está conseguindo atender todos os bebês que precisam do serviço.  

De acordo com a enfermeira chefe do setor, Christyna Beatriz Genovez, para trabalhar com folga o setor precisa estocar pelo menos 200 litros de leite, por mês, porém a quantidade em março não chegou nem a 100 litros.

O banco de leite do HU de Maringá atende três hospitais: as Santas Casas da cidade, Campo Mourão e Paranavaí. Só no HU são 18 bebês que precisam desse tipo de alimento.

Christyna acredita que a diminuição no número de doadoras se deu por conta das férias e das festas de início de ano, o que foi agravado com o aumento do nascimento de bebês de risco que precisam ficar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por algum tempo. ?O fato de ver seu bebê em uma UTI pode gerar situações de estresse que interferem na lactação da mãe, o que faz com que ela não dê conta de amamentar?, disse a enfermeira.

Outras situações também demandam o leite do banco, como bebês com baixo peso e imuno-deprimidos. ?Nessas situações de falta de estoque em nosso banco somos obrigados a priorizar os casos mais graves. Ontem (quinta), por exemplo, a UTI de Campo Mourão ficou sem leite?, explicou Cristyna.

Outro problema que pode ter contribuído com a diminuição de doadoras, segundo a enfermeira, é o fato de que a última campanha pró-doação foi feita em agosto do ano passado. Dessa forma, os bebês das doadoras daquele período já estão maiores e, conseqüentemente, as mães não produzem mais quantidades grandes de leite.

As mães que quiserem se candidatar a doadoras de leite precisam ser sadias (não ter nenhuma doença infecto-contagiosa) e precisam ter feito todos os exames pré-natais. Mesmo assim, explicou a enfermeira, o leite doado passa por análises antes de ser encaminhado aos bebês. O contato com o banco de leite do HU de Maringá pode ser feito pelos telefones (44) 2101-9174, (44) 2101-9100 e (44) 3265-3883. 

Voltar ao topo