Hospital Marcelino Champagnat lança campanha sobre Gripe A

O Hospital Marcelino Champagnat lançou uma campanha sobre a Gripe A H1N1 para trazer mais informações sobre esta doença que vem assustando a população. A campanha compreende um vídeo, que pode ser acessado no site do hospital (www.hospitalmarcelino.com.br), além do uso das redes sociais para difundir informações sobre a doença. O conteúdo é extremamente didático com dicas importantes para a prevenção da doença, sobretudo no período do inverno quando a sua incidência é maior.

De acordo com o infectologista Sérgio Penteado, médico credenciado do Hospital Marcelino Champagnat, os sintomas de um resfriado são diferentes da gripe AH1N1. Em caso de resfriado os sintomas se manifestam de maneira progressiva, já a Gripe A surge repentinamente com febre forte e indisposição. Por isso é importante procurar um médico assim que os primeiros sinais surgirem. “É o médico que vai conseguir definir se o seu quadro é leve, moderado ou grave e se você precisa tomar remédio ou se você precisa de internação”, afirma.

Pessoas do grupo de risco devem ter mais cuidado com a prevenção da doença. Neste grupo estão os idosos, gestantes, crianças abaixo de dois anos, além de pessoas que estejam em tratamento de câncer ou que estejam tomando medicamentos chamados imunossupressores, como os corticoides, para tratamento de reumatismo, por exemplo.

A melhor forma de se precaver é tomar a vacina, de preferência, antes do inverno. Apesar de haver muitos boatos sobre uma possível reação adversa à vacina, o médico afirma que estes casos são raros e mesmo quando ocorrem não devem passar de uma leve indisposição. Outras medidas fáceis podem ajudar a prevenir como, por exemplo, lavar as mãos com frequência com água e sabão ou álcool gel. Aqueles que já contraíram a gripe podem evitar o contágio alheio utilizando máscaras e mantendo o mínimo contato possível com outras pessoas.

Outra medida útil é manter os ambientes arejados. Residências, ônibus, salas de aula devem ter boa circulação de ar, ainda que o frio nesta época do ano seja intenso. Isto evita que o vírus fique circulando pelo local, reduzindo, assim, a possibilidade de contágio. Outro ponto importante é manter a hidratação em dia. “É comum, no inverno, as pessoas se hidratarem menos. Isso resseca as mucosas e esse ressecamento é um fator que facilita a entrada do vírus no nosso organismo”, diz Penteado.

O tratamento é feito com o remédio conhecido como Tamiflu, por cerca de cinco dias. “O remédio é muito seguro e há pouco efeito colateral”, afirma o médico, e completa “É importante que o paciente tome o remédio o mais cedo possível e respeite os horários sugeridos pelo médico”.

Mais informações sobre a doença e as formas de prevenção no site http://www.hospitalmarcelino.com.br/.

Voltar ao topo