Alívio imediato

Hospital de Clínicas irá reabrir 14 dos 94 leitos fechados

O Hospital de Clínicas vai reabrir amanhã 14 dos 94 leitos fechados na metade deste mês. A previsão é que outras vagas ainda sejam reabertas até dezembro. Segundo comunicado divulgado pela reitoria da Universidade Federal do Paraná em conjunto com a direção da unidade, os leitos adicionais estão distribuídos em áreas prioritárias de internação. A instituição ressalta que todos os leitos das unidades de urgência e emergência seguem em funcionamento pleno, sem interrupção das atividades do Sistema Único de Saúde (SUS).

A reabertura foi possível a partir da assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) pela reitoria da UFPR e a direção do hospital, que permitiu o redimensionamento da escala das equipes médicas. Até então as horas extras dos funcionários do HC estavam proibidas pela Justiça do Trabalho. A nota informa que entre as estratégias para a reabertura das vagas houve remanejamento de leitos e o compartilhamento de recursos físicos e humanos.

Alternativas

Além disso, a instituição segue “trabalhando em outras alternativas para reabertura de novos leitos de forma a promover progressiva recuperação da capacidade operacional do hospital, reabrindo e expandindo unidades”. Uma possibilidade é a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para instalação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Matriz no HC.

Procurada pela Tribuna, a instituição não se manifestou sobre de que maneira o atendimento será retomado nem deu detalhes sobre o acordo assinado. Até o final da tarde de ontem, funcionários do hospital também não haviam sido informados formalmente sobre a reabertura dos leitos.